Mac: As ferramentas essenciais para usuários avançados e desenvolvedores

Justin Williams, desenvolvedor de apps bastante reconhecidos, como o editor de texto Elements para iPad (já mencionado por aqui), publica regularmente uma lista do que considera as ferramentas essenciais para os usuários avançados e desenvolvedores no ambiente Mac OS X.

A edição 2011 da lista saiu há alguns dias, e embora trate-se da opinião de apenas uma pessoa, reconheço nela muitos itens que eu também incluiria em uma lista própria.

Na categoria de acessórios, por exemplo, eu empato com Williams em itens como a preferência pelo teclado da Apple (embora eu agora use o grande, com teclado numérico embutido), o Magic Trackpad e os Airports - e o scanner Fujitsu que ele menciona está na minha lista de planos futuros.

Quanto aos softwares essenciais para usuários avançados, entre os 5 mencionados eu empato com ele em 3: BBEdit, Dropbox e TextExpander. O editor gráfico Acorn teria chance comigo, se eu não estivesse tão profundamente arraigado no uso do Gimp. Só o OmniFocus é um item que não me atinge.

A lista de ferramentas de desenvolvimento dele é a mais longa do artigo, e não vou comentá-la porque não desenvolvo em ambiente Mac, mas dou uma dica: ela inclui também itens que não são de interesse apenas de desenvolvedores, como Go2Shell, Coda, Feeder, MindNode e iPhone Backup Extractor.

Mas a estrela do post, na minha opinião, é a lista de ferramentas para usuários "comuns". Entre os pontos interessantes, está a indicação do editor de textos Byword - segundo Williams, a existência de um editor tão bom assim no Mac é a razão de ele não ter portado ainda o seu Elements para os desktops.

Na mesma lista estão vários nomes conhecidos, como o Chrome, 1Password, Launchbar, PDFPenPro, Soulver e Unarchiver, mas também há algumas dicas preciosas como o BackBlaze (backups on-line), FastScripts, RCDefaultApp e Cloud.

Completando o post, há ainda uma lista de 9 ferramentas de produção de áudio, que ele usa para gravar seu podcast e para tocar guitarra conectada ao Mac ou ao iPad.

Em resumo, mesmo nos pontos em que eu discordo da lista do Justin Williams, as opiniões dele enriquecem o meu ponto de vista sobre os aplicativos e acessório que uso no dia-a-dia.

Recomendo a leitura: My Ultimate Developer and Power Users Tool List for Mac OS X (2011 Edition), por Justin Williams.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: