Como conectar a guitarra ou teclado ao GarageBand do iPad

Conectar um instrumento musical ao iPad para tirar um som diferente usando os amplificadores simulados do app, ou mesmo para gravar e mixar (com outros instrumentos reais, com os virtuais do GarageBand, ou mesmo com a sua voz) de forma portátil e divertida são interesses comuns de músicos (e aspirantes) plugados.

Embora seja suficientemente fácil, o procedimento não é óbvio, razão pela qual este tutorial ilustrado da MacLife chamou minha atenção: em 9 slides, mostra os passos essenciais do procedimento para a guitarra, e ainda trata do teclado e da conexão de um microfone.

Mas para começar é preciso ter o hardware apropriado, na forma de adaptadores para os cabos e conectores dos instrumentos. Para a guitarra eles usaram o iRig (mas poderiam ser outra solução, como nosso já conhecido Jam) e para o teclado mencionam o iRig Midi ou o Camera Connection Kit.

Fora isso são apresentados (com a objetividade e ausência de profundidade típicas de slides) como ligar o recurso de monitor para ter retorno nos fones de ouvido, como usar o próprio GarageBand para afinar, como escolher um dos simuladores de amplificador (eu simpatizo com o 50’s Rock & Roll), como selecionar e usar os simuladores de pedais de efeitos, e mais.

Recomendo: How to Use Real Musical Instruments with GarageBand on Your iPad.

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: