Desenvolvimento iOS: livro em português sobre Objective-C (concorra a um exemplar!)

O desenvolvimento para iOS, seja dirigido aos iPads ou aos iPhones (ou a ambos!) está em voga e justificando a criação de uma série de ofertas de cursos, tutoriais e livros sobre o tema.

recomendei anteriormente o livro iPhone iOS 5 Development Essentials, que tem a virtude de apresentar passo por passo onde clicar e o que preencher nos campos do ambiente de desenvolvimento Xcode para criar seus primeiros programas funcionais no iOS, seguindo depois por apresentar detalhadamente a maior parte de sua API.

Essa virtude, entretanto, esconde também um ponto fraco: por se concentrar nas APIs e na IDE, o livro não dá grande atenção à linguagem de programação Objective-C, na qual os apps são escritos e cujo domínio se torna necessário na hora de sair dos exemplos básicos e criar programas com funcionalidades reais e não-triviais.

Para oferecer a perspectiva oposta, com foco na linguagem e não no ambiente, a editora Novatec acaba de lançar a edição em português do livro Objective-C Fundamental, de Christopher K. Fairbairn, Johannes Fahrenkrug e Collin Ruffenach, todos profissionais do desenvolvimento móvel.

São 400 páginas em que o contexto é o desenvolvimento para iPhone usando o Xcode 4, mas o foco é a linguagem propriamente dita. A estrutura dos capítulos deixa isso claro, adotando uma sequência familiar aos programadores: tipos de dados, objetos, estruturas de dados, classes, protocolos, gerenciamento de memória, tratamento de erros e exceções, armazenamento e assim por diante (veja o sumário).

A edição é datada de março de 2012, e voltado a desenvolvedores já familiarizados com a linguagem C ou alguma linguagem orientada a objetos (mas provê um apêndice introdutório ao C para quem chegar sem este conhecimento), e foi escrito para não exigir nenhum conhecimento prévio do Objective-C, dos frameworks do iPhone ou mesmo sobre o mundo Apple.

Para usar os exemplos do livro é necessário dispor do xCode rodando em um Mac com OS X 10.6 ou superior. Como se trata de um livro impresso, é de se supor que a velocidade do avanço deste ambiente e do iOS em si logo tornem parte dos seus exemplos obsoletos (e nem cheguei a verificar se estão em plena sintonia com as versões corrente), mas me parece que o modelo ideal é usar este livro (que trata da linguagem) como complemento a outro que trate do ambiente, e é este segundo que precisa essencialmente ser mantido sempre atualizado em relação ao Xcode e ao iOS para se manter útil.

Falando francamente, tenho visto um certo número de desenvolvedores que são mais pilotos de IDE do que programadores propriamente ditos, por jamais terem dominado a linguagem na qual o seu código é, no fim das contas, escrito. Ver um livro em português cujo foco é uma linguagem que vem se popularizando é, assim, uma notícia muito bem-vinda.

Recomendo: Objective-C Fundamental.

Ganhe seu exemplar

Vou sortear, em parceria com a Novatec, um exemplar do Objective-C Fundamental para vocês. Para participar basta realizar uma (ou ambas) as ações abaixo, até domingo, 15 de abril:

a) Seguir o @brmacblog e twittar a seguinte frase: Estou concorrendo ao livro de programação em Objective-C da @novateceditora sorteado pelo @brmacblog http://br-mac.org/?p=2712

b) Comentar aqui neste post preenchendo corretamente seu endereço de e-mail no campo apropriado, dizendo que tem interesse em concorrer ao sorteio e contando qual foi a primeira linguagem em que aprendeu a programar, e em que computador ou sistema operacional.

Se você fizer as 2 operações concorrerá no sorteio (via random.org) com o dobro de chances em relação a quem optar por apenas uma delas. Twits e comentários repetidos serão desconsiderados, e tentativas de participar com múltiplas identidades, se identificadas, serão anuladas. O sorteio ocorrerá na segunda-feira (16 de abril) e o vencedor será informado por e-mail (caso tenha participado via comentários) ou twitter (no outro caso) para que possa enviar um endereço postal no Brasil que será entregue à Novatec para envio do livro, e todos os casos não mencionados neste breve regulamento ou e, atualizações publicadas por mim nos comentários serão resolvidos soberanamente pela administração do BR-Mac, e sua participação implica na aceitação destas regras.

Boa sorte e boa leitura!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: