Airplanes: reimaginando o jogo River Raid no iPad e iPhone

Quem viveu a "era Atari" dos videogames no Brasil, no século passado, provavelmente passou pelo menos algumas horas jogando as fases iniciais do River Raid – e alguns conseguiram avançar ao longo de rios cada vez mais sinuosos, inimigos mais rápidos e frequentes, e cada vez menos oportunidade de reabastecer.

Este jogo desafiador é um bom exemplo de como era possível entreter o público mesmo com a tecnologia limitada da época. Criado pela Activision em 1982 no Atari 2600, ele teve versões oficiais nos anos seguintes para vários outros videogames e computadores, incluindo o ZX Spectrum e o MSX.

Apesar das restrições de armazenamento e memória dos cartuchos da época, o River Raid se destacava por ter um extenso mapa fixo – ou seja, as curvas do rio, obstáculos e inimigos de cada fase do jogo estarão sempre nos mesmos lugares, e quem volta a jogar hoje provavelmente vai lembrar da localização dos helicópteros e tanques de gasolina das fases iniciais, tantas vezes visitadas.

E o Airplanes, jogo para iPhone e iPad, oferece um passo além: mantendo a jogabilidade básica e a mecânica baseada em destreza e velocidade de reação (aliada a um pouco de estratégia), esta versão reimaginada do River Raid oferece alguns mapas adicionais à escolha do freguês, além de um visual que preserva a aura retrô mas renova alguns elementos.

Assim como na antiga versão oficial para MSX, a lista de inimigos inclui balões além dos helicópteros, aviões e barcos que já havia no Atari 2600. Os controles são baseados na inclinação do próprio iPad e iPhone, com apoio de 2 botões laterias na tela: um atira, e o outro acelera.

O vídeo acima dá uma boa ideia do que encontrar no Airplanes, que sai por US$ 0,99 na App Store, em versão universal para iPad, iPhone e iPod Touch.

E se você é realmente saudosista (ou um amante moderno do retrogaming) e foi fã do River Raid nos bons tempos, dê uma olhada no clone AirFox HD, que busca reproduzir fielmente os mapas, gráficos e sons da versão original do River Raid para o Atari 2600 ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: