Como desativar a exibição do nome do usuário na barra de menu do Mac

O nome do usuário exibido no alto da tela do Mac tem uma razão de ser, mas pode ocupar mais espaço do que você desejaria.

Num post recente sobre o iStat Menus (que exibe calendário e estatísticas do sistema na barra de menu), o leitor Roberto percebeu que eu mantinha o meu nome aparecendo na mesma barra, ao ver uma screenshot como esta:

E a partir daí ele resolveu perguntar como faz para desativar a exibição do nome naquele local, pois no caso dele o espaço ocupado estava fazendo falta.

Eu já respondi a ele, mas agora compartilho com os demais interessados: o nome aparecendo ali não é decoração, mas sim uma parte do recurso "Troca rápida de usuário" (Fast User Switching), que já faz parte do OS X há algum tempo.

Quando ativado, basta clicar ali no nome, e você verá uma lista dos demais usuários disponíveis na mesma máquina, podendo assim alternar para uma sessão de algum deles (informando a senha, se for o caso), além de outras opções relacionadas.

Se o computador for de um usuário só, ou você não tiver razão para alternar entre usuários sem encerrar a sessão corrente, o serviço pode ser desativado. Caso o serviço seja útil mas o nome estiver ocupando espaço demais, você pode configurar para exibir apenas o seu login, ou mesmo um pequeno ícone.

Todas as opções mencionadas estão disponíveis nas Preferências do Sistema, clicando em Usuários e Grupos e depois em Opç. In. de Sessão (será necessário clicar também no cadeado na base da janela).

A partir daí, é só desativar a opção Mostrar troca rápida de usuário, ou usar o seletor para fazer mostrar apenas o nome abreviado, ou o ícone.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: