Scanner de redes Wi-Fi no Mac - e vem embutido no Mountain Lion

Uma das ferramentas "ocultas" no recém-lançado OS X Mountain Lion é um competente scanner de redes, que inclui uma ferramenta adicional bem útil: um WiFi stumbler, que encontra redes sem fio ativas ao seu redor e exibe uma variedade de informações sobre elas.

A utilidade prática de identificar redes sem fio ao seu redor é variada: pode ser para ver quais os canais de transmissão mais usados por elas, para escolher um canal mais livre na hora de configurar a sua; pode ser para identificar redes inseguras ou desprotegidas e assim poder avisar seus administradores, e muito mais.

Como muitas outras ferramentas relativamente avançadas do OS X (esta em particular descende de outra que já vinha escondida no Lion), este WiFi Stumbler vem escondido nas entranhas do sistema, como uma discreta opção do utilitário "Diagnóstico da rede Wi-Fi", que pode ser encontrado (com seu nome em inglês) na pasta /System/Library/CoreServices/, ou pode ser ativado por uma opção de menu que só aparece quando clicamos com a tecla Option pressionada no ícone da rede sem fio na barra superior do desktop.

Após abrir o utilitário, a ferramenta em questão continua escondida (visível apenas no menu), mas pode ser ativada pressionando ⌘+T (para abrir o quadro "Utilitários de Rede") e, finalmente, clicar em Buscar Wi-Fi.

Na imagem acima você vê os detalhes que aparecem sobre as redes da minha vizinhança. A coluna Canal é bastante útil para buscar identificar um canal com menos tráfego, para colocar nele a sua própria rede. As informações sobre segurança (incluindo protocolos e bssid) podem ser úteis para identificar vulnerabilidades e alertar os responsáveis.

Todas essas informações (incluindo as mencionadas acima de forma específica) ajudam a compor um mapa das redes ao seu redor, ou mesmo a identificar redes conforme você se desloca, caso tenha interesse em praticar o chamado wardriving.

O utilitário de Diagnóstico de Redes Wi-Fi tem também vários outros recursos, incluindo análise de desempenho (sinal e tráfego), mapa da "rede Apple" (serviços identificados pelo Bonjour) ao seu redor, ferramentas tradicionais (ping, traceroute) e outras mais avançadas (incluindo captura de tráfego e relatórios).

É uma boa adição à caixa de ferramentas, e o melhor é que já está lá, basta saber onde procurar!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: