Bateria do iPad: prolongando a vida útil do seu tablet

Fazer a bateria do iPad ter uma vida mais longa é possível, e exige apenas medidas simples e alguns cuidados especiais.

É uma pena ver um iPad com sua vida útil encurtada ou prejudicada devido à ausência da atenção necessária à bateria, e o quadro fica mais triste ao perceber que os cuidados necessários são simples, e que muita gente faz exatamente o contrário do que deveria, por seguir conselhos desatualizados ou errados que há muito são divulgados.

Atenção à temperatura

A bateria do iPad é bastante similar, quanto aos materias e tecnologias, à dos MacBooks. São baterias de polímeros de íon de lítio, e os cuidados recomendados para umas servem quase igualmente para as outras, embora com diferenças devido às suas maneiras típicas de atuação.

O primeiro cuidado que a Apple destaca é o da temperatura: a bateria dos iPads é projetada para operar entre 0 e 35°C, e quanto mais próximo a 22°C melhor. Deixá-lo guardado em um carro no verão, ou expô-lo ao calor do sol, são mencionados especificamente como comportamentos que reduzem a capacidade da bateria.

Para deixar bem claro: as instruções oficiais alertam que armazenar ou usar o iPad acima da temperatura recomendada pode causar dano permanente à durabilidade da bateria, e carregá-lo nessas condições pode causar mais dano ainda.

E uma recomendação importante para o caso do iPad especificamente: se você o armazena em um estojo ou case, verifique se isso não faz com que ele aqueça na hora de carregar. Se fizer, a Apple recomenda: tire-o da capa antes de carregar.

Exercite a bateria regularmente

Usar a carga com alguma frequência também é importante, evitando deixar o iPad muito tempo sem uso, e também evitando deixá-lo permanentemente conectado ao carregador. N caso do iPad, o ideal é que a cada mês ocorra ao menos um ciclo completo de carregamento e descarregamento. Se for deixá-lo guardado por longo tempo, guarde-o com 50% de carga da bateria (nunca cheia), e evite deixar por tempo suficiente para ela descarregar por completo.

Se usar o iPad em uma dock ou outra situação estática, não use frequentemente a carga até o fim sem necessidade. A bateria está ali à sua disposição para ser usada até o fim sempre que você precisar, mas se for cômodo deixar o iPad conectado a um carregador, prefira usá-lo (mas não 100% do tempo, como vimos acima: neste tipo de situação, deixe a bateria completar ao menos um ciclo de carga por mês).

O "efeito memória" é um temor antigo que não se aplica às baterias de polímero de íon de lítio, e prevenir-se contra ele é até danoso pois tende a causar mais ciclos de descarga, portanto vou ser claro: você pode começar a recarregar sua bateria do iPad a qualquer momento, não é necessário aguardar que ela se descarregue.

Ciclos de carga

Assim como no caso dos MacBooks, o número de ciclos de carregamento e descarregamento também é um dos principais determinantes da durabilidade da bateria. Um ciclo de carga corresponde a usar toda a capacidade da bateria, mas isto não quer dizer necessariamente uma única carga, ou em um único dia.

Por exemplo, você pode usar 60% da carga do seu iPad hoje, e então recarregá-lo totalmente. Se você usar mais 40% da carga amanhã, isto contará como um ciclo de carga.

A cada ciclo de carga completado, diminui ligeiramente a capacidade da bateria, e a informação oficial da Apple é de que espera-se que a capacidade de uma bateria bem mantida corresponda a 80% da original quando o iPad chega a 1000 ciclos de carga.

Em caso de problemas com a bateria, lembre-se de que a garantia do iPad, válida por um ano, inclui a cobertura para substituição em caso de bateria defeituosa. Se você contratar um plano AppleCare, pode expandir por até 2 anos essa cobertura. No caso do iPad, durante o período de garantia do produto, a Apple substituirá a bateria se ela estiver com 50% ou menos da sua capacidade original.

São essas as dicas para aumentar a vida útil das baterias do iPad, baseadas nas recomendações oficiais da Apple. Se alguém lhe indicar algo diferente, não deixe de antes comparar com as recomendações do fabricante, que provavelmente entende bastante do funcionamento dos equipamentos que vende ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: