Bateria do MacBook: como ampliar a vida útil do seu Mac

Aumentar a duração da bateria do MacBook está ao seu alcance com uma série de medidas simples e alguns cuidados especiais.

É lamentável ver um Mac com sua vida útil encurtada ou prejudicada devido à ausência da atenção necessária à bateria, e o quadro fica mais triste ao perceber que os cuidados necessários são simples, e que muita gente faz exatamente o contrário do que deveria, por seguir conselhos desatualizados ou errados que há muito são divulgados.

Para que isso não ocorra com você, siga as recomendações oficiais da Apple para as baterias dos MacBooks:

  1. Não use o MacBook o tempo todo na tomada: o ideal é usar a carga da bateria ao menos uma vez a cada dia em que você usá-lo. A recomendação da Apple não dá tempos precisos, mas sugere que quem usa o dia inteiro deixe fora da tomada por tempo equivalente ao que se leva para chegar ao trabalho em um trem urbano. Meu arredondamento: 1h a 2h por dia.
  2. Não guarde por muito tempo sem usar: se for deixar sem uso, uma vez por mês providencie um ciclo completo de carga e descarga da bateria. Se não for possível, guarde-a com 50% de carga da bateria (nunca cheia), e evite deixar por tempo suficiente para ela descarregar por completo.
  3. Não use frequentemente a carga até o fim sem necessidade: a bateria está ali à sua disposição para ser usada até o fim sempre que você precisar, mas se você tiver uma tomada à mão, prefira usá-la (mas respeitando a dica número 1!). A vida útil da bateria usada de maneira normal é medida em ciclos de carga (cada um deles corresponde a um carregamento e descarregamento completos), e provocá-los sem necessidade acelera o desgaste (ao contrário do que muita gente acredita).
  4. Não deixe de carregar a bateria completamente no primeiro uso: e aplique as atualizações de software regularmente, pois muitas delas possuem melhorias no uso de energia.
  5. Use e guarde seu MacBook na temperatura ambiente ideal: para preservar a durabilidade da bateria, o ideal é usar o MacBook entre 10 e 35 graus, e armazená-lo entre -25 e 45 graus.

O "efeito memória" é um temor antigo que não se aplica às baterias de polímero de íon de lítio, e prevenir-se contra ele é até danoso pois tende a causar mais ciclos de descarga, portanto vou ser claro: você pode começar a recarregar sua bateria do MacBook a qualquer momento, não é necessário aguardar que ela se descarregue.

Já falamos acima sobre os ciclos de carga, mas vale defini-los melhor. Um ciclo de carga corresponde a usar toda a capacidade da bateria, mas isto não quer dizer necessariamente uma única carga, ou em um único dia.

Por exemplo, você pode usar 60% da carga do seu MacBook hoje, e então recarregá-lo totalmente. Se você usar mais 40% da carga amanhã, isto contará como um ciclo de carga.

A cada ciclo de carga completado, diminui ligeiramente a capacidade da bateria, e a informação oficial da Apple é de que espera-se que a capacidade da bateria corresponda a 80% da original quando o MacBook chega a 1000 ciclos de carga.

Para consultar quantos ciclos de carga a bateria do seu MacBook já encarou, vá no menu da Maçã e clique em Sobre Este Mac | Mais Informações | Relatório do Sistema | Alimentação para ver uma tela como a acima, com várias informações a respeito, incluindo a contagem de ciclos.

Em caso de problemas com a bateria, lembre-se de que a garantia do MacBook, válida por um ano, inclui a cobertura para substituição em caso de bateria defeituosa. Se você contratar um plano AppleCare, pode expandir por até 3 anos essa cobertura, mas ela não é ampliada: continua cobrindo a sua bateria apenas em caso de defeito de fabricação, e não contra a decorrência do uso.

Mesmo que esteja fora da garantia, a Apple tem serviço de troca de bateria para todos os notebooks MacBook, MacBook Air e MacBook Pro atuais, com bateria embutida – informe-se em uma assistência técnica ou revendedor autorizado.

E se algum dia você notar que a bateria carrega rapidamente no começo mas depois demora até chegar a 100%, não se espante: é isso mesmo. A bateria do MacBook é carregada em 2 estágios diferentes: no primeiro, chamado de carga rápida, a bateria é rapidamente alimentada até chegar aos 80% de sua capacidade. No segundo, que pode demorar o mesmo que o primeiro, ela recebe os 20% restantes.

São essas as dicas para aumentar a vida útil das baterias do MacBook, baseadas nas recomendações oficiais da Apple. Se alguém lhe indicar algo diferente, não deixe de antes comparar com as recomendações do fabricante, que provavelmente entende bastante do funcionamento dos equipamentos que vende ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: