Growl 2.0 chegou trazendo suporte oficial ao Notification Center do OS X

O Growl é um sistema de notificações adotado por centenas de apps do Mac, que antecipou em vários anos as funcionalidades gerais incluídas na Central de Notificações do OS X a partir da versão 10.8 Mountain Lion, permitindo a um app enviar discretas mensagens ao usuário mesmo quando não está em primeiro plano, para avisar do final de alguma operação, de algum evento imprevisto, da disponibilidade de algum recurso, etc.

Durante muitos anos o Growl constou em praticamente todas as listas de apps essenciais para instalar em um novo Mac. O novo Notification Center integrado ao sistema operacional é um concorrente forte (especialmente quando mais apps passarem a suportá-lo), mas o Growl não jogou a toalha e, num primeiro passo para se reposicionar adequadamente, acaba de lançar sua versão 2.0.

A principal novidade é justamente o suporte ao Notification Center como uma das maneiras de exibir as mensagens que os apps enviam ao Growl. Este suporte, se ativado, desativa os ricos recursos visuais próprios do Growl e simplesmente envia os dados para o sistema operacional exibir, como algumas extensões previamente divulgadas já vinham permitindo na versão anterior.

Há outras novidades (incluindo novos recursos para os desenvolvedores de apps, que quando adotados permitirão que seus ícones sejam exibidos também via Notification Center, entre outros recursos), mas para mim o que fica evidente é a ênfase pelos diferencias do Growl, como configurar ações adicionais (envio de uma mensagem por e-mail, de um alerta ao celular via Prowl ou Boxcar, entre outros) ao receber determinadas mensagens dos aplicativos.

A batalha que o Growl tem pela frente não é fácil e nem vai ser de curta duração, mas ele me prestou bons serviços e eu continuo usando. Espero que eles encontrem uma estratégia que continue justificando esta opção e até a adoção por novos usuários. Boa sorte!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: