Como assistir ao evento da Apple de hoje

Hoje é dia de keynote da Apple, e pela primeira vez desde 2010 a Apple vai transmitir ao vivo (via Apple TV e pelo seu site) a partir das 15h, e vários sites do ramo transmitirão comentários e detalhes sobre o que estiver sendo anunciado.

Na minha Apple TV já aparece o aviso de que vai ser possível assistir ao vivo e em HD ao evento, a partir das 15h - algo que não acontece desde 2010, quando a Apple adotou a prática de apenas disponibilizar o vídeo horas depois do encerramento. Mas os sites de sempre (mencionados e indicados abaixo) permanecerão transmitindo os comentários e descrições, e continuarão sendo a minha alternativa preferida!

O que a Apple vai anunciar?

Minha expectativa é de que será anunciado o iPad Air ou mini (ou outro nome que ele for ter), confirmada a disponibilização da iBookstore para compra de livros aqui no Brasil e em outros países (já visível desde ontem), possivelmente alguma parceria com editoras de livros didáticos e oferta para escolas, e talvez alguns novos Macs.

O Teatro California sediará o evento a partir das 15h, e já está decorado. Enquanto não começa, caso você goste de rumores, aqui estão alguns boatos para ficar de olho e ir marcando durante o evento:

[ ] a. iPad com tela de mais próxima de 8 do que de 7 polegadas (o atual tem 9,7)
[ ] b. Preço começando entre US$ 250 e US$ 300
[ ] c. Especificações mais modestas que as do iPad atual, e mesma resolução que o iPad 2
[ ] d. Ênfase no mercado educacional (escolas, estudantes, editoras)
[ ] e. Confirmação pública da iBookStore vendendo livros brasileiros por aqui, que já apareceu ontem
[ ] f. Confirmação pública de novas versões do iBooks e do iBooks Author
[ ] g. Display inquebrável feito de lágrimas de unicórnio congeladas
[ ] h. Renovação das linhas Mac mini e iMac
[ ] i. Um novo MacBook com tela Retina
[ ] j. Confirmação da data de disponibilidade do novo iTunes
[ ] k. A cobertura internacional mencionará os títulos das músicas que estiverem tocando antes da abertura.
[ ] l. Jornalistas reclamarão de tédio durante uma longa demonstração de app, caso de uso ou loja
[ ] m. Usuários reclamarão de dificuldade de acesso à Apple Store logo após

Outros rumores abundam como de hábito (até do fim da comercialização do iPad 2, e do surgimento de uma versão intermediária do Novo iPad com conector igual ao do iPhone 5), mas daqui a pouco teremos a confirmação oficial de tudo.

Correndo o risco de queimar a língua, opino: se o iPadzinho tiver tela de 7 polegadas, acho pequeno demais. Se tiver ~7,8 polegadas de tela, creio que estará na fronteira de se tornar usável para mim (embora eu não imagine que eu faça parte do público-alvo). Pode ser pouco intuitivo, mas esta diferença de 0,8 polegadas equivale a 2 centímetros a mais de diagonal.

A única certeza é de que poucos minutos após o final, como de costume, teremos em vários portais artigos assinados por pessoas descritas como analistas, que dirão que o público está desapontado porque algumas das "expectativas" (nascidas dos rumores espalhados por eles mesmos) não foram atendidas.

Faz parte do show e da graça, e para eles deve ser uma importante oportunidade anual de obter projeção a baixo custo ツ

Onde assistir ao evento da Apple

Para quem apenas deseja saber o que vai ser confirmado, basta passar aqui no BR-Mac (ou nos seus sites favoritos) lá pelas 16h30 e ver os detalhes e opiniões.

E para quem quer acompanhar o desenrolar, além da transmissão ao vivo do evento (já anunciada na Apple TV, mas também pelo site da Apple), as melhores opções costumam ser as narrativas e comentários on-line apresentadas por quem está presente ou tem representantes presentes no local.

Os melhores entre eles costumam lotar ou ter problemas de excesso de usuários simultâneos, incluindo quedas e dificuldades de conexão. Faz parte do jogo e recomendo não se estressar, até porque minutos depois boa parte da imprensa especializada vai publicar análises e resumos de tudo que aconteceu e foi anunciado.

Mas isso não quer dizer que assistir é perda de tempo. Pelo contrário: é puro entretenimento geek e, se a sua agenda permitir, eu recomendo.

Além de convidar você a acompanhar o que o BR-Mac vai comentar colaborativamente a respeito (via @brmacblog), aqui estão as fontes de cobertura on-line internacionais que já usei no passado e recomendo, em ordem de preferência:

  • The Verge: o site que tem a melhor cobertura de notícias tech da atualidade, na minha opinião, já anunciou que vai cobrir ao vivo, via live blog, a partir das 15h.
  • TWiT.tv: Leo Laporte, Tom Merritt, Sarah Lane e outros integrantes da equipe dos podcasts MacBreak Weekly, iPad Today e Tech News Today comentarão o evento ao vivo (em vídeo e áudio, do estúdio), e logo em seguida haverá uma edição especial do podcast MacBreak Weekly.
  • Engadget: o live blog do Engadget é tradicional e está marcado para começar às 15h.
  • TUAW: o Unnofficial Apple Weblog vai ter seu próprio metaliveblog a partir das 15h.

Entre os veículos nacionais, o BR-Mac deve postar um artigo com os detalhes confirmados e opiniões logo após o término do evento (e palpitar também via @brmacblog durante), a revista Mac+ geralmente acompanha tudo, e a MacWorld Brasil costuma fazer alguma cobertura também.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: