Comparativo de desempenho de todos os Macs, edição 2012: MacBooks, Mac mini, iMac e mais

Para comparar o desempenho de todos os modelos atuais de MacBook, Mac mini, iMac e Mac Pro, saiu a versão atualizada do tabelão do BR-Mac com os resultados dos testes de laboratório, em condições reais e com aplicativos "da vida real" (incluindo jogos).

As linhas de computadores da Apple possuem modelos com grande diferenciação entre si: como comparar a portabilidade do MacBook Air com a visibilidade da tela de um iMac? Como contrastar o custo relativamente acessível de um Mac mini i5 com a velocidade de processamento de um MacBook Pro, por exemplo?

Por outro lado, quando se trata do desempenho, é possível rodar um conjunto de tarefas padronizadas em todas as máquinas, registrar o tempo gasto em cada uma delas, e aí comparar objetivamente todas elas a partir do score obtido.

É o que fazemos na tabela a seguir, obtida a partir dos dados publicados pelos laboratórios da MacWorld sobre as configurações default dos Macs hoje à venda, com o uso do teste SpeedMark 8 (apresentado em detalhes a seguir), que considera como referência o desempenho do Mac mini (i5 2,3GHz) do ano passado, atribuindo assim a ele o score de 100 pontos, e assim calcula o score de todos os outros modelos em relação a este referencial – o que equivale a dizer que um MacBook com score de 150 tem desempenho 50% superior ao do Mac mini usado como referência, por exemplo.

Compare o desempenho de todos os Macs

Para comparar quanto ao desempenho os modelos atualmente à venda de MacBook Pro, MacBook Air, Mac mini, iMac e Mac Pro em suas configurações default, a tabela a seguir apresenta os resultados do teste SpeedMark 8, conforme testado na MacWorld:

Para facilitar a análise, agrupei as máquinas em 3 camadas:

  1. com estrelas douradas, as que tiveram score 200 ou superior (os desktops Mac Pro e os MacBook Pro Retina de 15 polegadas),
  2. com estrelas verdes, as que ficaram acima de 180 (a maioria dos iMacs, os MacBooks Pro Retina de 13 polegadas e um modelo de MacBook Pro de 15 polegadas),
  3. com estrelas azuis, os modelos abaixo de 180 (todos os Mac mini, todos os MacBook Air, a maioria dos MacBook Pro não-Retina, e 1 modelo de iMac).

Para permitir comparação mais ampla, inseri alguns modelos anteriores de MacBook, mini e iMac, permitindo identificar como as máquinas de hoje se comparam a algumas de anos recentes quanto ao desempenho.

Para as demais comparações, registro que mantenho 2 guias de compras sobre os modelos de custo mais acessível da Apple: um que explica qual MacBook comprar, e outro (prestes a ser atualizado para o modelo lançado em outubro) que apresenta minha visão sobre se vale a pena comprar um Mac mini.

Vale destacar: comparações de especificações podem não ser a melhor forma de escolher um equipamento. Em geral, vale a pena levantar seus requisitos e os dados técnicos sobre o desempenho da máquina que hoje usa para realizar suas atividades, e aí comparem nas 2 dimensões: os requisitos com os recursos da máquina desejada (incluindo a disponibilidade de apps), e o desempenho da máquina atual com a pretendida, para ter uma ideia mais precisa sobre a conveniência e oportunidade da aquisição, considerando seu orçamento.

Observação: em breve devem chegar às lojas os modelos já anunciados de iMac, e a tabela acima será atualizada conforme forem sendo realizados os seus testes de laboratório.

Comparando desempenho de Mac pelo Speedmark

Às vezes o que o usuário quer são mesmo "os números", por mais que possa fazer pouco sentido comparar assim um equipamento portátil com um de mesa, por exemplo, se a intenção do usuário for levar o computador consigo.

Comparar diretamente os números medidos em gigahertz e megabytes geralmente é insuficiente: processadores diferentes têm desempenhos diferenciados na mesma frequência de clock, e um disco de menor capacidade de armazenamento pode dar um show de velocidade de acesso aos dados, por exemplo.

Para permitir comparações diretas, portanto, existem determinados testes padronizados, denominados benchmarks. Um dos benchmarks que costumam ser usados como referência entre os Macs é o Speedmark, da conceituada revista MacWorld, cuja versão 8 (usada na tabela acima) se baseia na cronometragem do completamento de uma série de operações comuns, incluindo:

  • Duplicar uma pasta de 2GB
  • Compactar (zip) uma pasta de 6GB
  • Descompactar a pasta acima (um MacBook Pro Retina leva segundos, um MacBook Pro de 2008 levava 7 minutos)
  • Importar 500 fotos no iPhoto
  • Importar um clip de 2 minutos no iMovie 2011
  • Compartilhar este clip no formato para dispositivos móveis
  • Codificar (H.264) 4 capítulos de um DVD "ripado", com o HandBrake
  • Teste Cinebench R11.5 (OpenGL e CPU)
  • Teste MathematicaMark 8
  • Teste PCMark 7 rodando em Windows 7 sobre o VMware Fusion 4
  • Teste ActionScript no Photoshop CS6
  • Jogar Portal 2 (1280x800)
  • e mais.

O resultado do Speedmark corresponde a uma relação entre o desempenho da máquina testada e aquele registrado na máquina de referência, que atualmente é um Mac mini 2011 (i5, 2,3GHz) - ou seja: o Mac mini de referência sempre terá um score de 100 pontos; se outro computador tiver um score de 200 pontos, isso indica que ele teve o dobro de desempenho nos testes.

Para compor a tabela acima, coletei os dados da MacWorld e preparei uma tabela ordenada pelo score da versão 8 (a mais recente) do Speedmark de todos os modelos default dos Macs que estão atualmente nas lojas da Apple dos EUA (e chegando para o público dos demais países, quando ainda não chegaram).

Coisas que o benchmark não faz

O benchmark oferece um critério objetivo para complementar a sua análise comparativa entre os modelos.

Ele não poderá responder para você, de forma definitiva, se é melhor comprar um micro de mesa ou um portátil, por exemplo. Ou se o notebook poderia ser substituído por um tablet e um netbook. Ou qual modelo é melhor para rodar o aplicativo XYZ que é o de seu especial interesse. Ou ainda se vale a pena investir em se adaptar ao OS X, ou se é melhor continuar no sistema operacional com o qual você está acostumado.

Para resolver estas dúvidas, o caminho geralmente passa por conhecer bem as suas demandas, e aí fazer uma lista de prós e contras das diversas possibilidades disponíveis, culminando em uma análise de custos e benefícios - e é nisso que podem ser úteis os dados de desempenho expressos no benchmark acima!

O que mudou desde a edição anterior

A primeira edição deste artigo foi publicada em setembro, pouco depois do lançamento do OS X Lion e da atualização da linha MacBook Air. A segunda edição saiu em novembro do mesmo ano atualizando os dados para refletir o discreto lançamento dos novos MacBooks Pro de outubro de 2011. Em junho de 2012 publiquei uma atualização específica sobre os MacBooks Pro e Air lançados na ocasião.

Desde então ocorreram renovações interessantes: os modelos de desktops Mac Pro agora dividem o topo da lista com os novos (e caríssimos, no Brasil) MacBooks Pro Retina de 15 polegadas, e os iMacs, que estavam acima do Mac Pro, agora voltaram a estar abaixo, junto aos novos MacBooks Pro Retina de 13 polegadas.

A relação entre os modelos de MacBook Air, MacBook Pro de 13 polegadas e Mac mini não se alterou muito, valendo mais uma vez enfatizar que a pontuação mais baixa de todas não é de um Air ou mini como muitos usuários esperariam, e sim do versátil MacBook Pro de 13 polegadas.

Claro que continuam existindo motivos para preferir o Pro de 13" ao Air de 11" ou de 13" (drive de DVD, mais armazenamento interno, porta Ethernet, ...), mas o desempenho geral não está entre eles - veja os detalhes no nosso comparativo de MacBooks.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: