Como obter o Mac OS X Snow Leopard para um Mac antigo acessar a App Store e o novo iTunes

Como baixar o Snow Leopard é uma dúvida comum que recebo de usuários de Macs anteriores e que precisam dele como forma de ter acesso à Mac App Store, ou mesmo para poder fazer o upgrade para versões posteriores do sistema operacional (Lion e Mountain Lion), que são só pela loja on-line.

Outra demanda recente que levou proprietários de Macs antigos a ter interesse renovado em um upgrade para o Snow Leopard foi a compatibilidade com seus iPads e iPhones: a partir do iOS 6, a compatibilidade depende de instalar uma versão do iTunes que só funciona para quem tiver o Snow Leopard ou posterior, como vimos neste comentário de uma leitora.

Desde o lançamento de seus sucessores, a Apple já teve várias políticas em relação à disponibilidade do Snow Leopard (até já o ofereceu gratuitamente para uma parte dos usuários), e no momento voltou a oferecê-lo oficialmente, mas não na forma de download, e sim no tradicional DVD entregue em uma caixinha.

A leitora Geisa M. T. perguntou por e-mail:

Minha dúvida é como baixar o Snow Leopard da Apple sem ter acesso à Mac App Store. Meu MacBook Pro é de 2008 e não é compatível com a versão do iTunes exigida pelo iOS 6 do meu iPad. Fui informada de que para ter este acesso é necessário instalar o Mac OS X Snow Leopard nele, mas não o encontro para comprar. O que devo fazer?

Geisa: a Mac App Store surgiu com a atualização 10.6.6 do Snow Leopard, no início de 2011, e só está disponível para Macs a partir desta versão.

O Snow Leopard foi a última versão do OS X a ser distribuída fora da Mac App Store, portanto, mas ele já foi sucedido por 2 versões do OS X, e em breve deve ser sucedido por mais uma. Mesmo assim, durante algum tempo era fácil encontrar no varejo online brasileiro caixas antigas dele à venda, mas agora elas também já escassearam.

A disponibilidade dele na própria Apple é variável, e é possível que você o encontre de maneiras alternativas em vários outros lugares, mas no momento existe uma forma de adquiri-lo oficialmente: você pode comprar o Snow Leopard na Apple Store online brasileira, por R$ 59,00.

Não é um download: ele vem numa caixa, com DVD de instalação, documentação impressa e eletrônica. E atenção: para instalar, o seu Mac precisa ter no mínimo 1GB de memória, e 5GB livres no disco.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: