Evernote para Mac ganha recurso de criação expressa de anotações e registros

O app Evernote para Mac foi atualizado no início desta semana, trazendo uma novidade muito bem-vinda: anotações rápidas disponíveis no ícone dele na barra de menus, ou pelo atalho Control+⌘+N.

Acompanho usuários de ferramentas de produtividade desde 2005, quando criei o Efetividade.net, e o que sempre noto é que as pessoas alcançam a eficiência por meio da sua aplicação na fase de processamento das tarefas, mas muitas vezes desistem antes de colher os frutos porque não dão atenção suficiente à fase da coleta, que é o momento em que as informações dispersas por agendas, pilhas e gavetas são transferidas para a ferramenta escolhida.

É por isso que as ferramentas de produtividade mais refinadas incluem mecanismos simplificados para coleta, tanto na fase inicial quanto na continuidade das operações.

Quanto ao Evernote, recentemente eu havia compartilhado um Applescript para importação automática de todos os arquivos arrastados para uma pasta, e agora a nova versão torna este truque obsoleto (ao menos para aplicações interativas...) com o novo e prático recurso de criação rápida de notas disponível no ícone do elefante na barra de menus, e no atalho de teclado Control+⌘+N.

O que o novo recurso faz é muito simples: você pode digitar anotações (como no exemplo acima), arrastar arquivos para elas se desejar, ou mesmo capturar a tela ou algum áudio pelo microfone e, quando pressionar o botão Salvar no Evernote, tudo isso será salvo como uma nova anotação.

Com isso o processo de registrar uma nova ideia, um pensamento que passou pela cabeça ou as palavras-chave de um telefonema fica bem mais simples, e nem mesmo exige navegar pela interface regular do Evernote. É só um click do mouse, ou um atalho de teclado, e pronto: entrada de dados.

Ponto para o Evernote!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: