Turbinando a clipboard do Mac com o Alfred: histórico e copiar adicionando

Os recursos do lançador Alfred podem acrescentar bastante eficiência e conveniência às suas operações de copiar e colar.

Faz tempo que o Alfred é essencial em qualquer Mac que eu use, pois trata-se da forma que eu escolhi para ter acesso rápido (e sem tirar as mãos do teclado) aos meus aplicativos e arquivos de trabalho.

Além de ser um lançador, com a ajuda do seu Powerpack ele vira uma ferramenta múltipla, com a adição de vários outros recursos interessantes, como o recém-lançado recurso Workflows, que permite automatizar rotinas de trabalho definidas pelo próprio usuário.

Uma das áreas adicionais em que o Alfred também brilha, embora isso não fique evidente a muitos usuários, é o gerenciamento da clipboard, aquele recurso essencial de copiar/recortar/colar que usamos ao editar nossos textos.

Histórico da clipboard no Mac com o Alfred

Quando usamos o Alfred com o Powerpack na configuração default, a qualquer momento podemos pressionar Option + ⌘ + C e ver a lista dos 10 conteúdos mais recentes que estiveram na clipboard:

Como nas demais interfaces do Alfred, você pode selecionar qualquer item pelo número, ou usar as setas para deslocar a barra do menu. Ao pressionar Enter sobre um item, ele volta imediatamente para a clipboard, e também é colado na janela ativa (mas essa segunda parte pode ser desativada nas preferências).

Se você tiver dificuldade em lembrar de teclas de atalho (eu às vezes tenho), o mesmo efeito pode ser obtido simplesmente abrindo a interface normal do Alfred e digitando clipboard. Se você desejar, pode definir (também nas Preferências) alguns trechos de texto que usa com frequência e deixá-los sempre disponíveis junto ao histórico da clipboard, ou pelo comando snip do Alfred.

Se, por qualquer motivo, você precisar apagar o histórico da sua clipboard no Alfred, basta usar o comando clear, ou o recurso idêntico nas Preferências. Entradas com mais de 24h (ou o tempo que você definir) também são removidas automaticamente, e itens copiados originalmente em programas como o 1Password e o chaveiro do OS X (ou outros que você definir) nem mesmo chegam a ir para o histórico.

Bônus: Copiar e adicionar à clipboard

Quando copiamos algum trecho de texto para a clipboard, ele substitui o conteúdo que já estava lá, certo?

Mas às vezes o que queremos é copiar vários trechos espalhados de texto, e aí colar em um local de destino único.

⌘+C+C

Para isso, o Alfred + Powerpack oferece também o recurso de adicionar à clipboard, cujo atalho default é ⌘+C+C (ou seja: segura a tecla Command e pressiona C duas vezes seguidas).

Experimente. Por default, ele acrescentará a seleção atual ao final do texto que já estava na clipboard, usando um espaço como separador, e tocará um som do sistema para confirmar o sucesso da operação. Mas ambos os itens: o separador e a confirmação – bem como o atalho de acesso – podem ser alterados nas Preferências.

Uma observação obrigatória: vários outros apps, vários deles de ótima qualidade, oferecem os mesmos recursos mencionados acima. Mas para quem já usa o Alfred com o Powerpack, vale a pena compará-los com a alternativa já disponível nele, e aí possivelmente evitar duplicar funções ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: