Acelerando o MacBook na sua mesa de trabalho com a Docking Station USB 3.0 da Kensington
Quando o MacBook estiver na sua mesa de trabalho, este acessório permite multiplicar suas conexões quase como se fosse um desktop.
Os MacBooks, em especial os menores e mais leves entre eles, não são exatamente ricos em conexões físicas. Isso dificilmente me atrapalha quando estou fora da mesa de trabalho, mas quando estou operando com ele no meu próprio ambiente, às vezes fazem falta algumas portas USB a mais, uma porta Ethernet no MacBook Air, ou mesmo saídas de vídeo diretamente em formatos digitais comuns como DVI e HDMI.
Tudo isso (e mais) é o que oferece esta docking station Kensington, que se conecta ao Mac por uma porta USB 3.0 (disponíveis nos MacBooks Air e Pro a partir dos modelos de junho de 2012) e aproveita sua alta velocidade (até 5 Gbps) para multiplicá-la da seguinte forma:
- 2 portas USB 3.0 frontais
- 2 conectores de áudio frontais (microfone e fone de ouvido)
- 4 portas USB 2.0 traseiras
- 1 porta Gigabit Ethernet
- 1 porta DVI (vem com adaptador para VGA e para HDMI 1080p)
- 1 porta HDMI nativa 1080p + áudio 5.1
- 1 porta para travas de segurança Kensington
O uso das saídas de vídeo depende de instalar no Mac o driver DisplayLink USB 3.0, disponível gratuitamente.
Como quase todas as vias de comunicação de desktops, seu projeto se baseia na ideia de que o desempenho de uma única porta USB 3.0 pode ser suficiente para suportar o uso típico de várias das portas simultaneamente, e os picos de uso de algumas delas, sem redução perceptível no desempenho - mas não adianta imaginar que você sempre poderá usar as 2 portas USB 3.0 frontais e mais 2 vídeos em alta resolução nas saídas de vídeo (ambas vão até 2048x1152 pixels) como se todas elas estivessem no barramento interno do Mac, claro.
A alimentação elétrica obtida de uma única porta USB também não é suficiente para colocar todas essas portas para funcionar, então a docking station vem acompanhada também de uma fonte de alimentação externa (110/220 de entrada, 5V/4A de saída).
Ela me interessa bastante, mas não é fácil de encontrar no Brasil, e não custa barato: US$ 199,00. Existe outro modelo (sem a porta HDMI) que custa US$ 170, mas por essa diferença de preço, creio que eu prefiro pagar um pouco mais e ter a porta nativa adicional para quando a demanda surgir.
Comentar
Comentários arquivados