Usando tags nos seus comandos do Terminal para localizá-los facilmente no histórico

Se você reaproveita comandos com frequência no Terminal mas tem dificuldade de localizá-los ou lembrar deles, veja como usar os comentários como se fossem hashtags para localizá-los facilmente.

O desenvolvedor Bruno Gama publicou e compartilhou conosco uma dica que pode interessar bastante a quem usa o Terminal no Mac (ou em outros sistemas operacionais): uma forma de usar hashtags em comandos que serão reutilizados com frequência, facilitando repeti-los a aprtir do histórico.

A dica é em 2 partes, sendo que a primeira só é necessária para quem usa o zsh: inserir no seu arquivo de configuração do shell o comando setopt interactivecomments (que permite a inserção de comentários no modo interativo).

A partir daí, é só começar a marcar com hashtags1 as linhas que você desejar repetir e, quando quiser repeti-las, pressione Control+R2 e digite a hashtag, sem o # inicial.

Por exemplo, se você usar o comando composto a seguir: for i in *.jpg; do mv "$i" "old-$i"; done #prefixo (que acrescenta o prefixo "old-" a todos os arquivos com a extensão .jpg no diretório corrente), depois bastará pressionar Control+R e digitar prefixo e o comando voltará (editável, inclusive) à sua linha de comando.

O hashtag/comentário poderá ser usado enquanto o comando em questão permanecer no histórico da sua shell. Simples, eficaz e não depende de configuração, a não ser que você tenha trocado o bash pelo zsh ツ

Obrigado, Bruno, por compartilhar a dica!

 
  1.  A rigor, o Bash e o zsh as tratará como comentários...

  2.  ou a combinação que você tiver definido para fazer o reverse-search-history, caso tenha alterado o default

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: