Como eu organizo fotos no Mac – incluindo as do iPhone – sem usar o iPhoto
Jamais me adaptei ao "jeito iPhoto" de fazer as coisas, mas o Mac vem com um bom mecanismo para organizar e visualizar minha coleção de fotos: as pastas e o Finder. Com a ajuda de algumas ferramentas adicionais, fica melhor ainda, e hoje vou explicar como faço.
Em meio a uma consulta sobre como fazer a biblioteca do iPhoto ficar em um HD externo (dica: mantenha pressionada a tecla Option ao abrir o iPhoto), Diogo Ávila soube que eu não uso esse app e perguntou, via contato do BR-Mac:
Desculpe perguntar, mas o que vc usa ao invés do iPhoto?
Trata-se de uma pergunta que recebo com frequência, e respondi a ele o que sempre digo:
Sou old school, e mantenho minhas fotos em pastas e subpastas, que organizo no próprio Finder (usando o modo de visualização em thumbnails, que permite ordenar por data, nome, tamanho e também definir o tamanho exibido na tela com uma barrinha no canto inferior direito do Finder) e visualizo rapidamente usando o QuickLook (seleciona as imagens que quer ver, no próprio Finder, e pressiona Espaço) ou mesmo o Pré-Visualização.
Mas o meu sistema tem mais 2 ingredientes: o Dropbox, com o qual eu sincronizo as imagens do iPhone e iPad com os computadores, e um script que roda automaticamente todas as noites para lidar com o que vem do iPhone e iPad, separando screenshots de fotos e movendo as fotos para pastas organizadas por ano e mês.
O Dropbox é interessante como local intermediário ou definitivo para as fotos porque:
- Como funciona por compartilhamento, uma cópia local de todas as suas fotos, armazenadas como arquivos comuns, continuará à sua disposição mesmo que a empresa Dropbox ou a Internet inteira desapareçam subitamente da face da terra.
- Suas versões recentes têm opções para importar automaticamente para a pasta
~/Dropbox/Camera uploads
as imagens armazenadas nos dispositivos iOS e no iPhoto (caso algum dia você tenha mantido uma biblioteca neste inflexível e inchado app) - Se você tem mais de um computador, é possível escolher em quais deles a pasta
Camera uploads
deve ser sincronizada – assim, se algum deles tem pouco espaço em disco ou conectividade, não precisará manter uma cópia da coleção de fotos. - É bem provável que você já tenha uma conta nele e, se não tiver, ela pode ser criada gratuitamente, migrando para um plano pago só no caso de a biblioteca de fotos importadas dos dispositivos móveis e não transferida para algum outro disco crescer demais.
É possível configurar a importação das fotos do iOS de duas formas: no app Dropbox do próprio dispositivo (que se encarrega de enviar uma cópia via Internet para o Dropbox) ou no menu do Dropbox em um computador ao qual você conecta os dispositivos com frequência (que aí se encarrega de buscar as fotos novas no dispositivo e copiar para o Dropbox).
Eu uso ambas, sendo a primeira no iPhone, que conecto todos os dias ao computador para carregar, e a outra para iPads, que passam semanas sem conectar ao computador.
Mesmo com a conveniência das transferências automáticas, ainda sobra uma questão, especialmente quando você conclui a sua primeira transferência para o Dropbox: as centenas ou milhares de fotos estarão todas em uma mesma pasta, de uma forma muito difícil de lidar, e o ideal é organizá-las em pastas como as da ilustração acima, por tipo – fotos, vídeos e screenshots – e data (e eventos especiais, quando for o caso).
Há várias formas de corrigir isso: manualmente, com um app (o completíssimo Hazel é o expoente do gênero, mas há outros mais simples) ou com um script, e esta última é a minha forma preferida.
O script que eu uso é o que você vê (mas mal consegue ler) na imagem acima, cujo conteúdo completo está disponível para download – é só descompactar, tornar executável, ajustar a variável "fotosdir" na linha 7 caso o seu Dropbox não esteja na configuração padrão, e rodar quando quiser, ou automaticamente se preferir.
Caso tudo isso esteja acima do nível de complexidade que você espera, recorra a um app simples de usar, como o Easy File Organizer, ou ao já mencionado Hazel.
E assim você só precisará recorrer ao iPhoto se ele tiver mesmo algum recurso que para você compense a maneira com que ele armazena, organiza e gerencia suas fotos.
Comentar
Comentários arquivados