Como fazer backup do seu Mac, em 3 passos simples

Backup do Mac é bem simples de configurar, e pode ser a diferença entre o desespero e a tranquilidade quando alguma coisa dá errado com seus arquivos.

O Mac já vem instalado com o Time Machine, sistema de backup facílimo de configurar, que guarda automaticamente cópias das versões de hora em hora do último dia, cópias diárias do último mês, e cópias semanais de todos os meses anteriores, rotacionando (apagando automaticamente) as cópias mais antigas para dar lugar às novas quando o espaço livre acaba.

Ele é facílimo de configurar: até aquele seu vizinho que tem dificuldade em esquentar o leite no microondas consegue.

Aproveite que estamos no final do ano e dê adeus às desculpas: se os seus dados e arquivos têm valor, siga os passos abaixo e passe a ter um backup completo e permanentemente atualizado dos documentos, fotos e outros conteúdos do seu Mac.

Passo 1: Comprar um HD externo novo.

Backup é coisa séria, e não faz sentido eu recomendar mantê-lo em um HD que já foi usado para outras coisas, com tecnologia desatualizada ou – o que seria o pior caso – que será compartilhado com algum outro uso.

Se você sabe qual HD quer, compre à vontade. Se precisar de ajuda, aqui vai: se o seu Mac é um MacBook Air, diga ao vendedor que você quer um HD USB 3.0 de 500GB (ou leve anotado 😃). Para todos os demais Macs, peça um HD USB 3.0 de 1TB. No momento em que escrevo, os preços desses HDs (em uma livraria megastore de shopping) variam entre R$ 300 e R$ 550, e é fácil encontrá-los para pronta entrega1.

Passo 2: Plugue o HD ao Mac.

Pode ser com o Mac ligado – é até melhor que ele esteja ligado e em uso normal. Basta colocar o HD em algum local no qual ele possa ficar por algumas horas2, plugar o cabo do HD a uma porta USB do seu Mac e aguardar alguns segundos, até que apareça a janela a seguir:

Aqui já entramos no passo 3: responder às perguntas do sistema. Na janela acima, simplesmente pressione o botão “Usar como disco de backup”, no canto inferior direito. Como o Time Machine vai zerar o conteúdo do seu HD (mesmo que ele seja novinho em folha), ele vai pedir uma confirmação, como neste exemplo:

Confirme que quer apagar, pressionando o botão “Apagar”, à direita.

E pronto. É só isso. Em seguida o sistema vai exibir a tela do Time Machine, informando que ele está ativo, e quantos segundos faltam para começar o backup inicial:

Pode fechá-la sem medo: a partir de agora, o Time Machine funcionará automaticamente. Se precisar voltar a ela, você encontrará seu ícone nas Preferências do Sistema.

Mas se deixá-la aberta, ela exibirá quanto tempo ainda falta para completar o backup inicial, que pode levar várias horas – mas os backups automáticos, a partir daí, são rápidos.

Plugue e desplugue o HD de backup com o mesmo cuidado que teria com qualquer outro HD externo, usando o botão ou opção de menu "Ejetar" antes, para prevenir a perda de dados.

Agora você já terá um eficiente e completo sistema de backup local. Se desejar dar um passo além, e configurar também um backup remoto via Internet, para o caso de roubarem o seu Mac e o HD de backup junto, ou para sinistros como incêndios e inundações, leia o artigo Backup no Mac: faça antes que você precise, que fala do Backblaze, igualmente simples de configurar.

 
  1.  Os HDs USB 3.0 funcionam bem em qualquer Mac, mesmo os que vêm com portas USB 2. E funcionam com bem mais desempenho nos Macs dos anos recentes, cujas portas também são USB 3.0.

  2.  O backup inicial é demorado, mas os backups automáticos feitos a partir daí são rápidos

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: