E-mail no Mac: Unibox é candidato à coroa do Sparrow

O Sparrow ia bem, era popular como cliente de e-mail no Mac, lançou versão para iPhone que rapidamente virou febre entre os usuários, anunciou que ia lançar versão para iPad e aí... o Google foi lá e comprou, encerrando o desenvolvimento de novos recursos.

Muitos dos seus usuários que gostam de ler e-mail da forma tradicional (leitura propriamente dita, e não triagem ou conversão em tarefas) continuam usando as versões com os recursos de 2012, porque eles são tão bons que continuam interessantes: o Sparrow era objetivo, sua interface não era poluída, não tinha milhares de ferramentas competindo pela sua atenção que deveria estar firmemente focalizada nas mensagens, tinha atalhos de teclado matadores e integração inteligente com o Facebook (para complementar informações de contatos) e Dropbox, entre outros fatores.

De vez em quando surge alguma alternativa trazendo a expectativa de que seja o sucessor ou herdeiro espiritual do Sparrow, na forma de um app em sintonia com seu tempo, com recursos diretos e fáceis de entender, e parece que o candidato deste mês é o Unibox, recém-chegado à sua versão 1.0 e chegando já com o audacioso preço de $10.

Ele não é um clone do Sparrow – longe disso. Para começar, ele organiza as mensagens de forma diferente, por contatos. Ele permite trabalhar com caixas de entrada IMAP do Gmail, iCloud, Yahoo, Exchange, Hotmail, outlook,com e qualquer outro servidor IMAP, tanto de forma separada como agrupando-as em uma única caixa de entrada virtual.

Ele tem recursos para localizar e visualizar rapidamente anexos recebidos, aceita e reconhece aliases para as suas contas (inclusive mais do que um alias para a mesma conta), e trabalha em modo de janela única, sem abrir um diálogo extra para compor ou responder uma mensagem.

As avaliações dos usuários na App Store brasileira são altamente positivas, com média ★★★★★.

A MacWorld também avaliou, dando 4/5 e sintetizando: o Unibox já se destaca na multidão dos clientes de e-mail parecidos entre si, e desperta o interesse sobre o que trará como adicional nas próximas versões, se a 1.0 já veio tão bem avaliada.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: