Skype chat no Mac com o Adium

O Skype oficial para Mac é até bastante funcional, mas quanto à interface com o usuário, é um completo peixe fora d'água no OS X. Mas dá para consertar isso, ao menos em parte.

A solução de hoje é especialmente útil se você usa o Adium para se comunicar com os amigos que usam Gtalk, Yahoo Messenger, Facebook Chat, etc., e perdeu o contato por ele para continuar no chat com os amigos que usavam MSN e migraram para o Skype quando a Microsoft apertou a dança das cadeiras há alguns meses.

O Adium em si não tem suporte ao chat do Skype, mas o plugin Skype Adium acrescenta essa funcionalidade. E é bem fácil de instalar: no site do plugin, basta clicar no link Install, e o próprio Adium se encarrega de baixar, instalar e ativar o plugin.

Depois de reiniciar o Adium, é só adicionar sua conta do Skype no Adium, via Arquivo ➡ Adicionar Conta ➡ Skype API, e ela vai ser exibida no Adium como qualquer outra conta, concentrando todos os seus contatos em uma só lista, e usando uma interface "estilo Mac" para conversar com eles.

Problema número 1: o plugin Skype Adium usa a API oficial do Skype que, entre outras limitações, exige que o Skype original esteja instalado e rodando enquanto estiver em uso. Ou seja, o Adium é apenas uma camada adicional de interface e conveniência, mas você não se livra do Skype original (que pode ficar minimizado ou oculto). Além disso, o relacionamento do Skype com os aplicativos que usam sua API não é dos mais estáveis, infelizmente.

Problema número 2: a API oficial do Skype tem data para ser considerada sem suporte: 1º de janeiro de 2014. A partir daí, no momento que você fizer upgrade do seu Skype oficial (ou mesmo antes disso, se a Microsoft fizer um esforço especial para apressar as coisas), o plugin Skype Adium vai parar de funcionar.

Com um pouco de sorte, alguém vai descobrir uma maneira esperta de continuar oferecendo o mesmo tipo de interface por meio das URLs do Skype, que a Microsoft oferece como alternativa. Mas não tenho grande expectativa de que isso aconteça.

Nada surpreendente, considerando o histórico recente do Skype, que a cada nova versão parece reduzir funcionalidades. Mas eu vou me unir à Resistência e adiar o upgrade tanto quanto for possível, só pra não precisar olhar pra interface medonha dele sempre que quero falar com algum usuário do Skype via chat.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: