O Weather Line me convenceu a pagar US$ 3 por um app de previsão do tempo, e estou satisfeito

Considerando que parte considerável dos apps de meteorologia mais populares funcionam simplesmente consultando automaticamente o site de algum serviço gratuito e apresentando de forma mais bonitinha a previsão da cidade em que o serviço de localização do seu iPhone informa que você está, e que você poderia obter exatamente a mesma informação simplesmente visitando o mesmo site, é difícil me convencer a pagar por eles.

Boa parte dos apps de previsão do tempo se limitam a apresentar de forma elegante as mesma informações que obtêm em um site que você poderia acessar diretamente.

Mas há exceções para essa minha resistência, na forma de apps que coletam informações de mais de uma origem e as processam de maneiras inteligentes, exibindo uma conclusão ou uma visualização de dados que eu não obteria com a mesma facilidade, e de fato me ajudam a saber se eu devo levar casaco ou guarda-chuva para um compromisso em uma cidade que não conheço bem1, ou o que me certificar de colocar na mala para uma viagem de 3 dias.

É o caso do Weather Line, que realiza um processamento e uma visualização que o fazem merecer o seu preço, relativamente alto neste mundo de apps de 0,99, mas ainda assim uma pechincha.

Para começar, ele obtém seus dados do Forecast.io (conheça2, vale a pena!) de 18 fontes diferentes, sendo 7 delas de alcance global, e várias delas usadas nas previsões do tempo de institutos brasileiros (incluindo dados coletados de estações daqui).

Para completar, ele oferece uma forma de visualização que me agrada muito, porque responde em um gráfico simples e de forma rápida exatamente o que eu quero saber: a previsão hora a hora das próximas 36h e dia a dia dos próximos 7 dias3.

A imagem acima mostra o que me espera na manhã de amanhã: chuvisco até o final da madrugada, nublado até ~9h, depois sol – e temperatura em elevação, dos 24° aos 30° ao longo da manhã.

Note que eu selecionei a coluna das 13h, à direita do gráfico, e é a ela que se refere a sensação térmica de 35° exibida na parte inferior da tela. Os outros dados (precipitação, umidade, horário de nascer e pôr do sol e vento) são referentes ao dia inteiro.

Para quem mora em países com cobertura publicamente disponível de microprevisões (EUA, Inglaterra, Canadá, Irlanda), a previsão de chuva é minuto a minuto, mas aqui no Brasil ainda não podemos contar com esse recurso.

Na previsão dia-a-dia o app inclui uma pequena descrição (só em inglês) fácil de entender do que nos espera em cada dia da semana. Veja nas 2 imagens acima: para terça está prevista um chuvisco começando à tarde, e na quinta temos previsão de chuva para o dia inteiro.


O criador da ferramenta teve a ideia de apresentar a previsão do tempo na forma de gráficos fáceis de entender ao observar como esse método torna mais simples a visualização de tendências sobre o histórico e previsões do mercado de ações, e se esforçou para oferecer o mesmo tipo de facilidade e detalhamento mesmo na tela pequena do iPhone.

A grande sacada foi a inclusão do ícone da previsão (chuva, sol, nublado, etc.) no lugar do ponto de dados do gráfico, o que economizou as ginásticas com tabelas e a complexidade adicional para representar a mesma informação em formatos tradicionais.

Funcionou bem: para mim, é a visualização ideal, e eu pagaria até mais do que os 3 dólares que o autor solicita. Recomendo: Weather Line, para iPhone, na App Store.

 
  1.  E não seja Joinville, Curitiba ou Belém, nas quais eu sei que devo levar sempre, e não preciso de nenhum app pra isso 😃

  2.  Embora seja gratuito para eu e você acessarmos, o Forecast.io não é gratuito – nem caro – para inclusão em apps.

  3.  A previsão mês a mês dos próximos 12 meses também é interessante, porque inclui média histórica de número de dias secos, de temperatura (média de mínima e de máxima) e de precipitação.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: