CarPlay: Apple anuncia oficialmente o iOS nos carros – e não é um tabletinho no painel

CarPlay será o “jeito Apple” de integrar o iPhone ao carro, e já nasce com apoio oficial de 17 marcas de veículos, e 3 modelos previstos para 2014.

A Apple anunciou oficialmente nesta segunda-feira de carnaval, num evento do mercado automotivo realizado na Suiça, seu sistema CarPlay1, descrito como uma forma mais inteligente, segura e divertida de usar o iPhone no carro.

As fotos fartamente divulgadas na imprensa durante o carnaval podem ter dado a impressão de que o CarPlay é o iOS rodando em uma tela de tablet no painel do carro, mas não é nada disso: trata-se de uma maneira de integrar transparentemente o iPhone ao sistema de informações e entretenimento ("infotainment") do carro, conectando-o ao sistema de som, a um botão no volante para acionar o assistente pessoal por voz Siri e a um pequeno painel touchscreen no painel – sendo que todos esses componentes de hardware (botão, touchscreen, microfone) são produzidos pelo próprio fabricante do veículo2, e não pela Apple.

A intenção é manter acessíveis e fáceis de interagir os serviços do iPhone como as chamadas telefônicas (incluindo acessar os contatos, fazer novas chamadas, retornar chamadas perdidas), música, podcasts, mensagens e mapas, minimizando a distração por permitir a interação sem olhar para o painel nem tocá-lo, e oferecendo em cada carro uma interface com o usuário consistente e atendendo a requisitos em comum.

O sistema chegará como uma atualização do iOS 7 compatível com todos os iPhones que possuem conector Lightning, vai ter sua estréia ainda em 2014 em veículos da Volvo (vídeo acima), Ferrari e Mercedes-Benz, e já foram anunciados os demais fabricantes que estão trabalhando oficialmente na sua própria adesão, incluindo BMW, Ford3, GM, Honda, Hyundai, Land Rover, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota.

Ter os componentes definidos separadamente pelos fabricantes oferece a vantagem da integração mais completa a cada veículo, mas também oferece as vantagens e desvantagens da diferenciação. Abaixo você vê imagens produzidas pela Mercedes-Benz (esquerda) e pela Ferrari dos seus respectivos modelos:

Note que o da Ferrari (direita), assim como o da Volvo, é integrado ao painel onde esperaríamos encontrar a tela do sistema de som e informação internos de um carro, enquanto o da Mercedes é "pendurado" acima do painel. Em compensação, o da Ferrari mescla o display do CarPlay aos controles do seu próprio sistema, e ainda por cima usa tecnologia resistiva, aquela do tempo em que o toque precisa ser aplicado com força para ser reconhecido pela tela...

Uma plataforma para usuários não é nada sem aplicativos que a tornem úteis.

Por enquanto está presente o bom senso de não permitir aplicações como exibir vídeos, jogos ou navegação na web, que colocam em risco a segurança das rodovias por fixar o olhar e a atenção do motorista ao display do painel.

Ainda não há detalhes sobre um SDK que permita a desenvolvedores de apps em geral colocarem seus dados no painel touchscreen do CarPlay mas, assim como ocorre no Apple TV, já se sabe que há desenvolvedores parceiros da Apple (como Spotify e Stitcher) desenvolvendo apps adicionais para o sistema.

Entre as muitas dúvidas que restam sobre o sistema, subsiste a da eventual chegada ao Brasil. O Sync da Ford demorou vários anos para começar a chegar a modelos luxuosos daqui, e no momento o assistente pessoal Siri ainda nem entende nosso idioma...

 
  1.  Do qual a empresa já havia feito uma breve menção (como "iOS in the car") no WWDC do ano passado.

  2.  Aparentemente com uso do QNX, curiosamente um sistema que pertence à BlackBerry.

  3.  A Ford já inclui alguma integração desde 2007, por meio do seu serviço Ford Sync (que já está disponível em alguns modelos no Brasil), que foi baseado no Windows e aparentemente está em reestudo.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: