iPhone com iOS 7 pode se tornar um aliado das manifestações populares, graças ao suporte integrado a redes mesh

O suporte a redes mesh, discretamente integrado ao iOS 7, é uma solução para a conexão direta entre múltiplos aparelhos próximos entre si, permitindo até mesmo compartilhar a conexão de algum deles à Internet, sem depender de um ponto central externo.

As manifestações populares contra as instituições, que vêm ganhando corpo em vários países do mundo e frequentemente recebem resposta vigorosa dos governos, ganharam um aliado inesperado, na forma do iOS 7.

As forças de repressão às manifestações sabem o quanto o acesso à Internet pelos celulares dos ativistas multiplicam o alcance e o impacto das imagens e informações dos locais dos confrontos, e as limitam como podem, inclusive cortando ou tentando interferir com a cobertura de dados da região, que já teria dificuldade natural de lidar com a sobrecarga típica dessas concentrações.

Como alternativas, os manifestantes organizados frequentemente pedem à população do entorno que deixe seu WiFi aberto sem senha, ou tentam criar – com procedimentos que estavam longe de serem simples – redes mesh, em que os aparelhos dos participantes se conectam diretamente entre si para trocar dados ou usar a conexão à Internet de algum deles que tenha conseguido obtê-la, sem depender de um ponto central externo.

A novidade, no caso de manifestantes que usem iPhone – que provavelmente não são muitos1 – é que a partir do iOS 7 uma forma de suporte a redes mesh vem integrada ao sistema, permitindo que múltiplos iPhones e iPads conectem-se entre si – via WiFi diretamente entre eles, ou via Bluetooth – para trocar mensagens, compartilhar a conexão de algum deles à Internet, ou mesmo para transferir arquivos (como o serviço AirDrop faz), sem precisar de um ponto central ou uma configuração centralizada.

Essa integração já está disponível para os desenvolvedores criarem apps que façam uso dela. Um exemplo inicial é o FireChat, que tira proveito do suporte a redes mesh para permitir que usuários conversem entre si sem que as mensagens passem pela Internet. Além de funcionar em qualquer lugar em que os aparelhos tenham alcance (direto ou com ajuda de outros) entre si, as mensagens que não passam pela Internet não podem ser interceptadas por agências que tenham controle sobre a infraestrutura dos provedores, por exemplo.

Além de funcionar para manifestações populares, a mesma solução pode servir para situações de desastre urbano, para locais sem cobertura de Internet (como o metrô ou túneis) ou com cobertura ruim (como eventos lotados), e até para a conexão entre veículos.

Outros apps com funcionalidades adicionais que tirem o melhor proveito do suporte a redes mesh no iOS certamente virão, e provavelmente demorará um pouco até os mecanismos repressivos descobrirem como calar as populações precisando intereferir nas conexões diretas a curta distância e sem ponto central.

 
  1.  Mas a mesma tecnologia é possível nos sistemas concorrentes, e o Google vem falando bastante no assunto recentemente.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: