Meu script automatizado para configurar todas as preferências que me interessam em um novo Mac

Após muito reconfigurar meu Mac, adotei um script que automatiza todas as configurações do OS X importantes para a minha produtividade, e aí sempre tenho certeza de que tudo está como deveria estar.

Eu uso mais que um Mac, e – principalmente devido às pesquisas para meus artigos – muitas vezes instalo utilitários que mudam as configurações do sistema.

Só que meus Macs também são ferramentas de produtividade, e por isso é importante que as configurações deles, cuidadosamente planejadas, sejam estáveis ao longo do tempo, e consistentes entre todos os computadores.

Por muito tempo mantive anotações e screenshots, e periodicamente conferia todos eles, além de usá-los como referência na hora de configurar ou reinstalar um Mac.

Mas o tempo e as repetições conduzem ao aperfeiçoamento, e agora tenho um singelo script que, ao ser rodado no Terminal, configura quase todos os itens que são importantes para mim, além de me lembrar de algumas tarefas complementares que eu faço manualmente.

Quando eu rodo o script, o que ele exibe no Terminal pode ser visto na imagem abaixo:

Sempre que eu tenho dúvida sobre a situação da configuração, eu o rodo, e em poucos segundos fico sabendo que o Mac está configurado para a minha produtividade.

Meu script está disponível para download.

Disponibilizei o download do meu script. Para usar, basta renomeá-lo para acc_setup.sh, torná-lo executável (chmod +x acc_setup.sh) e rodá-lo.

Mas atenção: as opções de configuração do meu script refletem as minhas preferências, que podem não ser as suas. Verifique antes de rodar, pois o script não tem opção de desfazer!

E se você quiser modificar o meu script para refletir as suas preferências, note que a maioria dos comandos de configuração que eu usei nele podem ser encontrados (em alguns casos, até mesmo de forma idêntica) no heroico script de Mathias Bynens, referência de configuração para inúmeras ferramentas pelo mundo.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: