Palua: multiplique a utilidade das teclas de função do Mac

App permite configurar em quais apps as teclas F1 a F12 devem operar como teclas multimídia, e em quais outras elas devem funcionar por default como teclas de função tradicionais.

No Mac, as tradicionais teclas de função vêm predefinidas com ações específicas do sistema: no meu teclado, F1 e F2 ajustam o brilho da tela, F7 a F9 controlam músicas do iTunes e F10 a F12 controlam o volume do áudio, por exemplo.

O uso tradicional dessas teclas, que é repassá-las ao app que estiver em execução para que ele acione funções específicas dele sem precisar usar o mouse ou navegar em menus, fica disponível apenas quando as pressionamos em conjunto com a tecla Fn.

Na minha prática, isso é o comportamento desejado em quase todos os casos: em geral eu prefiro usá-las como teclas multimídia, e são poucos os apps com funções em quantidade suficiente para fazer com que eu prefira usar teclas de função tradicionais.

Graças ao app Palua, entretanto, essa opção pode ser invertida seletivamente, de acordo com o esperado para cada aplicativo.

Isso mesmo: o Palua permite definir que as teclas F1 a F12 (ou F16) dos teclados da Apple devem funcionar como operadores multimídia de modo geral, mas se o app em execução estiver em sua lista de exceções, elas funcionarão como teclas de função tradicionais, permitindo que o app as use para controlá-lo (ou que você mesmo as use para definir atalhos para suas opções de menu), sem que as funções multimídia fiquem no caminho nessas horas.

Além disso, independentemente de o app estar ou não na lista, basta pressionar Option++Tab (ou a combinação que você configurar) e elas se invertem: passam de multimídia para teclas de função, ou vice-versa.

O Palua custa US$ 0,99 na Mac App Store.


Nota: Mesmo sem instalar o Palua, em Preferências do Sistema / Teclado você encontra uma opção que inverte totalmente o comportamento das teclas de função: pressionamento simples as repassa ao app em execução, e pressionamento com Fn executa as suas funções multimídia. Mas essa configuração é global, e não apenas para os apps que você escolher.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: