As novidades no desktop do OS X Yosemite – a tempo do beta público que inicia nesta quinta-feira

O OS X 10.10 sai na primavera, mas uma versão beta pública sai já nesta semana – veja as novidades já conhecidas.

O Ars Technica é o site que, a cada versão nova do OS X (ou seja, anualmente1), publica um detalhadíssimo artigo de John Siracusa descrevendo cada novidade do sistema.

Certamente o Siracusa já está escrevendo – com base nos previews para desenvolvedores – o artigo dele sobre o OS X Yosemite, que sai nesta primavera.

Só que o Ars resolveu publicar desde já outro artigo menor, no mesmo estilo, porque nesta semana (mais precisamente, na quinta-feira) vai acontecer algo incomum para os padrões Apple de obscuridade: uma versão beta do Yosemite vai ser disponibilizada para os usuários finais interessados em testar nas suas máquinas e ajudar a encontrar bugs, regressões e outros problemas geralmente associados ao dia do lançamento de versões finais de sistemas.

O artigo, escrito por Andrew Cunningham, não é praticamente um ebook como são os do Siracusa, mas é longo o suficiente, e discorre não sobre os novos recursos que a Apple anunciou há alguns meses, mas sim sobre as novidades já anunciadas ou identificadas na nova versão do sistema, podendo ajudar a orientar quem vai testá-lo (como muitos de vocês, certamente) e a informar quem vai esperar pela versão final (como eu).

O desktop do Yosemite – acima – é (não completamente) flat, com menor uso de recursos gráficos como curvas, sombras e texturas que caracterizavam versões anteriores, e aproximando-se do estilo do iOS 7.

O visual é flat, mas não tanto quanto o do iOS 7 – ícones e apps da versão atual não parecerão fora do contexto.

Algumas das mudanças em relação às versões anteriores são sutis, como o uso mais parcimonioso dos elementos visuais translúcidos e o fim dos efeitos de brilho e textura similares a vidro nos botões, barras de progresso e outros elementos visuais.

Outras são bem mais evidentes, como:

  • a presença de um tema (alternativo) escuro para quem usa seu Mac com a luz do quarto apagada (ou em uma caverna),
  • a troca da tradicional fonte Lucida Grande pela Helvetica Neue, mais fina e clara, ou
  • o novo comportamento dos botões do semáforo (vermelho, amarelo e verde) que estão no canto superior esquerdo das janelas desde o OS X 10.0: o vermelho e o amarelo continuam fechando e minimizando, mas o verde passou a ativar o modo em tela cheia (no estilo inaugurado no OS X Lion) nos apps que o suportam, revertendo ao comportamento usual nos apps que não suportarem, ou se o usuário pressionar a tecla Option.

Ele também fala sobre as mudanças no Finder – que não são muitas, especialmente se comparadas com a revolução que ele sofreu no Mavericks –, na Dock (que não são muitas, e revertem a um visual reminescente da época do OS X 10.4), e na Central de Notificações, que mudou bastante (e para melhor) na funcionalidade, e menciona alguns recursos que ainda não vão poder ser adequadamente testados no beta público do OS X, pela ausência do beta público correspondente no iOS: iCloud Drive, Handoff, etc.

Se você vai testar o beta ou se prefere aguardar, a leitura é igualmente recomendada!

 
  1.  Ao menos nos anos recentes...

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: