Por que um desenvolvedor do Debian GNU/Linux migrou para o OS X?

Jonathan Dowland é desenvolvedor de longa data no projeto Debian, uma das mais clássicas e relevantes distribuições de Linux – atualmente, ele é mantenedor de apenas 2 pacotes (lhasa e squishyball), mas seu histórico de contribuições é bem mais extenso.

Conhecido no âmbito do projeto pelo nick jmtd, a atividade profissional de Jonathan exige que ele use também Mac e Windows (além do Debian, que é a base do seu uso pessoal há mais de 10 anos), e ocasionalmente ele instalava um desses outros 2 sistemas no seu desktop pessoal, para explorá-los por períodos de até 2 semanas.

Mas em novembro do ano passado isso mudou: ele iniciou um período de uso de um Mac com o OS X, como tantos anteriores mas, agora que já estamos em julho e ele ainda permanece usando-o, concluiu: mudou de vez para o Mac.

Ele não detalha muito as razões, e é importante frisar: trata-se da opinião de uma única pessoa. Mas como essa pessoa era entusiasta, participante ativa do desenvolvimento e se percebeu cansado do experimentalismo nos ambientes desktop, da ausência de interesse no feedback dos usuários avançados, da continuidade da dependência de software proprietário para acesso pleno aos recursos avançados de hardware comum, pode provocar reflexão em tantos outros (eu inclusive) que transitam entre o mundo Linux e o mundo Mac.

Como a nota na ITWorld comenta, entre os desenvolvedores voltados ao Linux, muitos mais continuam preferindo usar esse sistema, e a mudança de um usuário não muda muito o grande esquema das coisas.

Por outro lado, entender quais os fatores envolvidos nesse tipo de decisão pode contribuir para decisões de projeto, e sempre me interessa conhecê-los.

Um detalhe importante: ele continua ativo como desenvolvedor do Debian, embora atualmente esteja restrito à manutenção de 2 pacotes, e pensando na adoção de um terceiro.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: