Automator: automatizando tarefas no seu Mac

O Automator é uma ferramenta  pré-instalada no seu Mac capaz de automatizar tarefas que você repete com frequência ou que são compostas por uma longa sequência de passos.

Embora costumeiramente seja usado por usuários avançados, o Automator - que você encontra junto aos demais aplicativos do Mac - é interativo, e não é nada que um usuário mediano não consiga dominar (ao menos quanto ao seu uso mais básico) com um pouquinho de estudo baseado em exemplos.

A lista de rotinas do Automator mais populares  no site da Apple (disponíveis para download!) dá uma ideia do uso da ferramenta. São recursos para automatizar tarefas como:

  • Unir 2 PDFs em um único arquivo
  • Sincronizar o conteúdo de 2 pastas
  • Comparar o conteúdo de 2 pastas
  • Criar livretos a partir de documentos
  • Pegar os aniversários da ferramenta de Contatos e cadastrá-los no iCal
  • Etc.

Note que são tarefas que podem ser realizadas manualmente sem grande dificuldade, mas o Automator permite abreviar a sequência de clicks e interações necessárias para realizá-las.

 

Como funciona o Automator

O Automator permite que você defina, com alguns cliques do mouse, uma sequência de operações (renomear um arquivo, girar uma imagem, anexar algo a um e-mail, etc.) para serem realizadas pelos vários aplicativos suportados.

Depois de definida a sequência (que recebe o nome de Ação, ou Automator Action), ela pode ficar disponível de várias maneiras – como itens nos menus dos seus aplicativos, ou como um ícone na Dock para o qual você pode arrastar as imagens que deseja rotacionar, por exemplo.

A operação na prática é bem mais simples do que seria descrevê-la textualmente, e a nossa intenção hoje não é apresentar um guia passo a passo ou um tutorial do Automator, mas sim despertar o interesse na ferramenta – e quem sabe algum leitor não se candidata a escrever um tutorial para publicarmos no futuro?

 

Aprendendo pelo exemplo: 10 ações úteis do Automator

Mas não é porque não vamos descrever aqui o funcionamento do Automator que você não pode aprendê-lo.

Como em muitas áreas tecnológicas relacionadas ao uso de ferramentas, observar como elas são usadas por quem já as conhece pode ser uma forma bastante direta de aprender as suas funções básicas.

Assim, após ler este breve tutorial em português da Apple, este artigo da MacLife apresentando detalhadamente como definir 10 ações úteis no Automator pode ser interessante por 2 motivos: pela utilidade das próprias ações em si, e porque ao configurá-las no seu Automator (traduzindo os passos para o português, se o seu Mac estiver no nosso idioma), você provavelmente aprenderá o suficiente para poder configurar no futuro as suas próprias ações.

Entre as ações que o artigo explica como criar, encontramos:

  • Criptografar um arquivo PDF
  • Renomear arquivos em massa
  • Criar lembretes
  • Converter vídeos para o formato do iPhone
  • Combinar PDFs
  • Criar thumbnails de imagens
  • Etc.

Como todas elas são ilustradas e a lista dos passos é descrita, acredito que você logo conseguirá colocar em prática suas ações e se preparar para vôos maiores. Depois de aprender praticando com o artigo, não esqueça de compartilhar conosco as ações que criar! ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: