Instalar SSD no MacBook Pro: o desempenho aumentou mais de 300%, e deu pouco trabalho

Instalar SSD no Mac é uma forma de aumentar bastante o desempenho de modelos cuja configuração original traz HDs tradicionais, e pode ser feito até em modelos bem antigos. Eu fiz, e estou satisfeitíssimo.

Meu MacBook Pro de 2011 ainda vai continuar me atendendo bem por alguns anos, e acaba de ganhar uma dose extra de desempenho por conta de uma operação de hardware relativamente simples: instalar um SSD, o armazenamento extra-rápido (sem partes mecânicas) que há anos caracteriza seu primo mais leve, o MacBook Air.

O ganho de desempenho geral é perceptível na maioria das operações (abertura de aplicativos, boot, gravação e leitura de arquivos, etc.), mas o ganho de desempenho da unidade de armazenamento em si – comparando o HD que veio com o MacBook Pro e o SSD que foi instalado na semana passada, medido de forma objetiva por meio do app gratuito Disk Speed Test1, da BlackMagic, foi de mais de 300%:

Os 2 velocímetros de cima mostram o desempenho de gravação e leitura do HD original do MacBook, imediatamente antes da instalação, e os 2 de baixo mostram como ficou após a instalação, usando o SSD: ganho de quase 400% na velocidade de escrita, e de mais de 300% na velocidade de leitura.

O “caddy” ou Data Doubler ocupa o lugar que era do drive de DVD, e é nele que surge o espaço para a inclusão de um drive adicional.

Meu “transplante” utilizou um componente no estilo caddy, instalado no lugar em que originalmente veio instalado o drive de DVD (que é retirado durante a operação). No meu caso, o SSD foi instalado no caddy, e o HD original permaneceu instalado sem alterações, disponível para ser usado como unidade secundária, para dados adicionais ou mesmo para backup local.

Comprei tudo no Brasil (na BSD Tecnologia, de Florianópolis – e-mail contato@bsdtecnologia.com.br), com os seguintes preços para pronta entrega no local:

Se você mesmo comprar as peças no exterior, é possível que o custo final fique mais baixo.

O procedimento de instalação é delicado mas não necessariamente é dos mais complicados para quem já deu manutenção em notebooks. Pessoalmente preferi deixar a instalação nas mãos de quem tem experiência e já fez muitas similares, e não me arrependo: a própria BSD Tecnologia (alô Cleyton!) fez a instalação rapidamente para mim, e entregou com garantia. A foto acima mostra o meu MacBook Pro na bancada, já com o Data Doubler no lugar do drive de DVD, e o SSD instalado nele, logo antes do fechamento do gabinete.

A instalação pode ser feita pelo usuário, mas exige sentir-se confortável com o manuseio de peças internas de notebooks.

Se você preferir a linha faça-você-mesmo e compreender os riscos, este vídeo da OWC mostra a instalação no meu modelo de MacBook Pro, mas fique atento a variações entre modelos: devido a diferenças entre as interfaces de disco, em alguns deles faz sentido colocar o SSD no local originalmente ocupado pelo HD, e deslocar o HD para o caddy, por exemplo.

Após a instalação do hardware, simplesmente instalei o OS X no SSD (usando um pen drive de boot comum) e, após, configurei o Mac normalmente, como se tivesse acabado de sair da loja (mas não esqueci de ativar o TRIM).

O mesmo procedimento de instalação de SSD com caddy também é possível em iMacs e Mac minis, cada um deles contando com seu próprio modelo de data doubler (que pode variar de acordo com o ano do Mac em questão).

Após o término da instalação física, existe a possibilidade de configurar o SSD para operar acoplado ao HD, na configuração mista similar ao Fusion Drive que a Apple oferece em alguns de seus modelos, mas a ideia não me seduz.

TL;DR: A instalação de um SSD no meu MacBook Pro o deixou perceptivelmente mais rápido. Não removi o HD original: ao invés disso, removi o drive de DVD, e instalei o SSD em seu lugar, por meio de um acessório Data Doubler. Comprei as peças no Brasil, e estou satisfeitíssimo com o resultado.

 
  1.  O Disk Speed Test verifica o desempenho da unidade de armazenamento realizando repetidamente tarefas que envolvem arquivos de tamanhos e formatos típicos de operações de produção multimídia.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: