Emulador da calculadora financeira HP-12C: app nacional ePX12c chega ao iPhone

por Elvis Pfützenreuter, autor convidado

Acabo de lançar minhas primeiras aplicações para iPhone: EPx 12C [nota: em 2012 o nome do app mudou para Touch 12i] e EPx 11C. São emuladores das calculadoras HP-12C e HP-11C.

Para quem não conhece, estas calculadoras fazem parte da "família RPN", fabricada pela Hewlett-Packard. RPN significa "Notação Polonesa Reversa", onde digita-se primeiro os números e depois a operação.

Havia os modelos 10C, 11C, 15C (científicas), 12C (financeira) e 16C (para programadores). Foram lançadas no início dos anos 80. Apenas a HP-12C continua em produção, embora as demais ainda tenham legiões de fãs.

Uma HP-12C

Apesar da notação esquisita, a 12C fez enorme sucesso e tornou-se uma espécie de padrão no mercado financeiro. A coisa chega ao ponto de alguns testes e concursos admitirem apenas a 12C como equipamento auxiliar.

Basta aprender um único recurso da 12C para apreciá-la: calcular os juros de uma compra a prestação. Principalmente porque ainda é "fair game" mentirem a respeito de juros no comércio em geral...

Quanto às minhas aplicações, elas estão na App Store há poucos dias, mas já nasceram "balzaquianas" pois são baseadas no emulador Web que está no ar há muito, muito tempo. O anúncio original e o artigo no BR-Linux são de 2008, mas já estava disponível de forma semi-acabada desde 2007.

Esse emulador Web, até onde sei único no mundo em sua categoria, já rendeu muitos derivados desde então: versão Platinum, widget para Mac OS X, widget para Windows 7, versão WebOS. O "engine" foi melhorado para acomodar mais facilmente outras variantes da mesma família, o que permitiu lançar o emulador da calculadora científica HP-11C nas versões Web, widget OSX e gadget Windows.

Mais recentemente saiu uma versão Android, e agora, a versão para iPhone.
 

"Mas já tem centenas de emuladores de HP-12C na App Store! Pra que mais um?"

De fato já existem inúmeras 12C para iPhone (embora as 11C sejam poucas). Há até mesmo uma versão oficial da HP. Achei que meu aplicativo seria rejeitado por conta disto. Mas tive minhas razões para publicá-lo assim mesmo.

Em primeiro lugar, o programa estava "na mão". Com a versão Android lançada há um mês, preparar a versão iOS seria (ou parecia) fácil como roubar doce de criança, e eu estava querendo treinar um pouco no iOS.

O compartilhamento de código entre todas as versões é possível pois são arquitetadas como Web Apps, ou seja, são escritas em HTML5 mas rodam dentro de uma "casca" binária, não no browser.

Embora haja inúmeros emuladores de 12C por aí, percebo que minha humilde calculadora tem bastante audiência. Talvez os usuários valorizem o tom "purista" do projeto; eu tento manter o comportamento o mais próximo possível do original, e recuso-me a adicionar recursos extras "apócrifos" que em tese facilitariam seu uso.

Evitar recursos extras trouxe uma vantagem incidental: evitou complicações na interface. Não foi preciso pendurar coisas em menus, nem adicionar botões extras. Porque quando você faz isso, tem de achar um meio de mostrar ao usuário que o recurso "está lá". E a maravilhosa simplicidade da calculadora de mesa vai pro espaço...

Estes fatores nos conduzem ao caráter do produto final: simples, limpo, consistente com as demais versões (Web, Android) e consistente com a coisa real. Para os verdadeiros amantes da HP-12C.

Na App Stoore: Touch 12i e EPx 11C.

O autor convidado Elvis Pfützenreuter é desenvolvedor e fanático por ferrovias.
 

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: