Transforme o Caps Lock em uma super tecla adicional para seus atalhos de teclado

Não faço segredo de que para mim a tecla Caps Lock é inútil, e chego a desativá-la para evitar acioná-la por acidente. Mas ela pode se transformar em um acelerador de atalhos equivalente a pressionar todas as teclas modificadoras em conjunto e assim se tornar mais útil do que várias outras teclas do seu Mac!

Quem gosta de usar programas que permitem automatizar operações por meio de hotkeys ou atalhos do teclado (Alfred 2, Keyboard Maestro, Better Touch Tool e muitos outros) não demora a perceber que várias vezes a combinação de teclas desejada já está ocupada por outro app, e assim é necessário escolher outra, menos memorizável.

O fato é que, como tudo na vida, todos os melhores já foram escolhidos. Mas dificilmente algum app já ocupou atalhos que exigem pressionar simultaneamente TODAS as teclas modificadoras do Mac, e é nisso que se baseia a nossa dica de hoje: fazer a tecla Caps Lock equivaler à combinação de Option++Shift+Control, para facilitar a definição de toda uma série de novos atalhos para os seus aplicativos e funções preferidos.

De brinde, ao pressionar a tecla Caps Lock sozinha, ela irá equivaler à sua vizinha de cima, o Tab (ou a alguma outra tecla que você prefira, como o Del, ausente fisicamente dos teclados pequenos da Apple).

A dica usa 2 utilitários gratuitos feitos pelo mesmo autor e que exigem reboot após sua instalação, portanto instale-os antes de prosseguir: PCKeyboardHack e KeyRemap4MacBook.

Transforme o Caps Lock em Shift+⌘+Control+Option

O primeiro passo é instruir o OS X a ignorar a tecla Caps Lock, com a dica simples que já vimos em outro artigo.

Em seguida, use o PCKeyboardHack para transformar o Caps Lock na tecla F19 (inexistente no teclado físico), assim:


(ou seja: ative a opção Change Caps Lock, e preeencha o keycode 80 no campo à direita.)

O próximo passo é mais complexo: no KeyRemap4MacBook clique na aba Misc & Uninstall, e em Open private.xml. Irá se abrir no Finder a pasta em que está o arquivo de configuração do aplicativo. Abra-o num editor de textos simples e faça com que ele tenha o conteúdo a seguir:

<?xml version="1.0"?>
<root>
	<item>
		<name>F19 Hiper-Caps Lock</name>
		<appendix>(F19 to Hyper (ctrl+shift+cmd+opt) + F19 Only, send Tab)</appendix>
		<identifier>private.f192f19_escape</identifier>
		<autogen>
			--KeyOverlaidModifier--
			KeyCode::F19,
			KeyCode::COMMAND_L,
			ModifierFlag::OPTION_L | ModifierFlag::SHIFT_L | ModifierFlag::CONTROL_L,
			KeyCode::TAB
		</autogen>
	</item>
</root>

Se preferir, faça o download do conteúdo do private.xml acima.

Após salvar o arquivo, retorne ao KeyRemap4MacBook, clique na aba Change Key, pressione o botão ↻ ReloadXML, e aí ative a opção F19 Hiper-Caps Lock, que é a que você criou ao editar o arquivo XML:


Todo o procedimento acima repete aquele definido pelo Brett Terpstra no seu artigo A useful Caps Lock key, embora eu tenha modificado um pouco o arquivo XML proposto por ele, para fazer uso da tecla Tab.

A partir de agora, a cada vez que você pressionar a tecla Caps Lock em conjunto com outra tecla qualquer, será como pressionar esta última tecla em conjunto com Option+Shift++Control – e se você apenas pressionar e soltar o Caps Lock, sem outra tecla em conjunto, ela terá o efeito da tecla Tab (se você preferir outra tecla, edite a entrada correspondente no arquivo XML acima).

Com isso dá para definir atalhos para seus programas ou funções favoritos, usando as próprias Preferências do OS X ou utilitários como o Alfred 2 (meu preferido), Keyboard Maestro, Better Touch Tool e muitos outros.

A lista dos atalhos que eu defini para mim usando os workflows do Alfred 2 inclui:

  • Caps + F: duplica a janela atual do Finder, ou abre uma nova
  • Caps + D: abre o Dropbox no Finder
  • Caps + 5: redimensiona para 550 a largura da imagem selecionada no Finder
  • Caps + 6: redimensiona para 650 a largura da imagem selecionada no Finder
  • Caps + B: move para a área de trabalho em que estiver o BBEdit, e o coloca em primeiro plano
  • Caps + C: move para a área de trabalho em que estiver o Chrome, e o coloca em primeiro plano
  • Caps + T: move para a área de trabalho em que estiver o Terminal, e o coloca em primeiro plano
  • Caps + I: abre no Acorn a imagem seleciona no Finder
  • Caps + U: faz upload da imagem selecionada no Finder para o meu servidor de imagens

Eu uso todos eles várias vezes por dia. Identifique que tarefas você executa várias vezes na sua rotina, e crie os seus!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: