Monitor externo no Mac: apps para quem usa 2 monitores

Trabalhar com 2 (ou mais) monitores pode ser um grande impulso à produtividade e ao foco. Por exemplo, deixando maximizado em um monitor o seu material de referência, e no outro o arquivo no qual está trabalhando.

Pode também ser uma solução para quem é mais criativo quando tem fontes de distração: a obra em produção fica maximizada no monitor à sua frente, enquanto no outro ficam o Twitter, MSN, iTunes, um vídeo, o Skype e outros geradores de dispersão.

Eu trabalho com múltiplos monitores (na foto acima você pode ver como eles ficam) sempre que preciso, e recomendo.

Seja qual for o seu caso, na maioria dos Macs a instalação de um segundo monitor frequentemente se resume a plugar o cabo ou adaptador de vídeo certo a uma saída já disponível no aparelho, e usar as Preferências do OS X para configurar as posições relativas deles, papel de parede, etc.

Em casos especiais (como o de ativar um terceiro monitor) um adaptador de vídeo USB pode ajudar, e tendo o cabo certo dá até pra usar o iMac como monitor externo de um MacBook ou Mac Mini, como na imagem acima.

Apps para quem usa 2 monitores no Mac

Como mencionei acima, nos casos mais comuns basta plugar e usar.

Mas isso não quer dizer que não se possa enriquecer esta experiência de várias maneiras, e várias delas envolvem a instalação de aplicativos ou utilitários (incluindo vários gratuitos).

O Mac.AppStorm preparou uma lista de mais de 30 aplicativos que ajudam a usar melhor o seu monitor adicional no Mac. Não vou traduzi-la nem reproduzir a lista completa, mas aqui vai uma seleção de algumas funcionalidades interessantes que podem estar à sua disposição na lista deles:

  1. Colocar o menu no segundo monitor: o menu do aplicativo que está com o foco fica sempre no topo da tela do monitor que o OS X reconhecer como o principal ou primário, mas isso pode não ser o que você deseja. Com apps como Secondbar, Multimon, MenuPop e MenuEverywhere você pode reproduzi-lo também no segundo desktop, ou mesmo dentro da janela de cada aplicativo, ou como um popup, etc.
     

  2. Mover janelas entre monitores: para mover uma janela qualquer, basta arrastá-la entre os 2 monitores, como se eles formassem um grande desktop contínuo. Mas às vezes o que você quer é empurrar de uma vez só todas as janelas (ou um conjunto delas) para o outro monitor de uma só vez, eventualmente ajustando seus tamanhos e posições. Apps como Swapp, Window Mover e Power Mover 2 podem ajudar.
     

  3. Manter organizadas as janelas: Plugar e desplugar monitores com o sistema em funcionamento pode bagunçar as suas janelas, mas apps como Stay, Window Magnet, Flexiglass, BetterSnapTool e Display Maid podem ajudar a manter as janelas organizadas do seu jeito.
     

  4. Usar outros aparelhos como se fossem monitores externos: um outro Mac, iPad, Apple TV ou mesmo um computador com outro sistema operacional podem ser usados como se fossem um monitor externo. Existe uma infinidade de apps para isso, mas o Mac App Storm escolheu estas para mencionar: AirPlay Mirroring (virá como um recurso do futuro OS X Mountain Lion, a ser lançado muito em breve), DisplayPad (iPad como monitor), Screen Recycler (Mac ou PC como monitor), Air Display (Mac, PC, iPad, iPhone, Android como monitor), Mirror Display (reproduz a mesma imagem de tela em até 10 Macs, Pcs ou iPads)
     

  5. Manter o mouse sob controle: as distâncias que o ponteiro tem que percorrer aumentam, e às vezes é frustrante passar a não localizá-lo instantaneamente, ou ter de deslocá-lo até a extremidade oposta do desktop conjunto. Apps como , EdgeCase e Mouse Warp lidam com a situação de várias maneiras.
     

  6. Outros: Algumas funcionalidades interessantes e variadas: o Sinergy permite usar o mesmo mouse e teclado para controlar vários computadores (Mac, PC, Linux) em conjunto; o Multi Monitor Wallpaper permite fatiar uma imagem grande nos tamanhos certos para ela virar um papel de parede contínuo entre seus monitores; e o ArraySync permite passar um vídeo formando um painel com múltiplos monitores.

Para ver os detalhes e os apps adicionais que eu não mencionei, visite o artigo do Mac Appstorm. E depois compartilhe conosco suas próprias dicas nos comentários!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: