Aprendendo Programação iOS: Novatec lança versão brasileira da 3ª edição dos EUA, ganhe seu exemplar!

A 3ª edição da versão internacional, lançada em março, chega ao Brasil com o título de Aprendendo Programação iOS, numa tradução caprichada da Novatec, em um volume alentado mas fácil de acompanhar.

O autor, Alasdair Allan, já demonstrou anteriormente seu conhecimento sobre os detalhes internos do iOS ao expor, em 2010, que o iOS 4 registrava um log da localização do usuário em um arquivo oculto, que motivou uma investigação no legislativo dos EUA e uma resposta da Apple esclarecendo sua posição a respeito.

No livro Aprendendo Programação iOS, Alasdair trata de assuntos mais amenos: o passo-a-passo para programar para iOS, "do Xcode à App Store", como diz o subtítulo.

Livros de introdução à programação em uma plataforma usualmente seguem um mesmo roteiro, mas neste livro eu notei um diferencial bem interessante, dado pelo enfoque do autor, que sabe lidar bem com as exceções.

Por exemplo, já no capítulo sobre as ferramentas de desenvolvimento, ele não se limita a explicar como instalar e usar o simulador de dispositivos iOS para poder testar seus apps no próprio computador: ele explica detalhadamente as limitações desse simulador (por exemplo, o fato de que ele tende a ser muito mais rápido do que alguns dos dispositivos reais) e as diferenças em relação ao dispositivo real, incluindo algumas que podem gerar erros de compilação na prática mas não na simulação.

Apesar do subtítulo, na verdade ele começa um pouco antes do Xcode, respondendo à pergunta que muitos desenvolvedores se fazem: por que optar por desenvolver nativamente para a plataforma?1, e em seguida já parte para o be-a-bá, a partir da inscrição no iOS Developer Program, a instalação das ferramentas de desenvolvimento e a preparação do iPhone ou iPad para serem usados como plataforma de testes.

A seguir ele aborda de forma detalhada os elementos usuais: um primeiro programa, uma apresentação básica sobre o Objective-C, as informações básicas sobre a interface com o usuário, conexões de rede, gerenciamento de dados e outros detalhes usuais de programação.

Os capítulos intermediários são dedicados a elementos específicos dos aparelhos da Apple, como sensores, geolocalização, iCloud, integração a serviços on-line, etc.

O livro fecha com um capítulo dedicado a como preparar e disponibilizar seu app na App Store, e outro que faz a ponte para estudos adicionais sobre os elementos abordados nos demais capítulos e alguns extras, como o Game Kit e In-app purchases.

A tradução é do Rafael Zanolli e a revisão técnica ficou a cargo do Aurélio Marinho Jargas.

O livro Aprendendo Programação iOS tem 446 páginas, inclui vários apps de exemplo e está atualizado para o iOS 6 e Xcode 4. Veja o sumário em PDF e um capítulo de exemplo.

Vamos sortear 2 exemplares, saiba como ganhar o seu!

Como cortesia para os leitores do BR-Mac, a editora Novatec disponibilizou 2 exemplares do "Aprendendo Programação iOS" para sorteio.

Para participar você tem 2 possibilidades, e pode participar de ambas (dobrando assim a chance de ganhar), mas apenas uma vez em cada uma delas:

a) seguir o @brmacblog no Twitter e twittar a seguinte frase: Estou concorrendo aos livros de programação para iOS da @novateceditora que o @brmacblog está sorteando em http://br-mac.org/

b) Curtir o BR-Mac no Facebook e compartilhar2 a chamada para esta promoção que eu publiquei lá, escrevendo ao compartilhar se você já tem experiência com programação, ou seu interesse é começar a aprender.

Se você fizer as 2 operações concorrerá no sorteio (via random.org) com o dobro de chances em relação a quem optar por apenas uma delas. Twits e compartilhamentos repetidos serão desconsiderados, e tentativas de participar com múltiplas identidades, se identificadas, serão anuladas.

O sorteio ocorrerá na sexta-feira (2 de agosto), com resultado divulgado no Facebook e no Twitter. Na divulgação do resultado darei instruções para que cada um dos 2 sortudos enviem um endereço postal no Brasil que será entregue à Novatec para envio dos livros. Todos os casos não mencionados neste breve regulamento ou em atualizações publicadas por mim nos comentários serão resolvidos soberanamente pela administração do BR-Mac, e sua participação implica na aceitação destas regras.

 
  1.  Leia também: Desenvolvedor: entenda o nó da questão da lentidão dos apps web em relação aos apps nativos

  2.  Atenção: o compartilhamento tem que ser visível para mim, senão eu não saberei se ele cumpre a instrução. Se a sua configuração de privacidade do Facebook for muito estrita, lembre-se disso na hora de selecionar as opções ao compartilhar

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: