Quatro apps para quem prefere trocar o mouse pelo teclado no Mac

Não é só de TextExpander, Alfred, Keyboard Maestro e Quicksilver que vivem os amantes do teclado: uma série de apps mais discretos e especializados permitem ser mais produtivo e deslocar menos as mãos entre o teclado e o mouse.

Começamos pelo Apptivate, um utilitário grátis e bem simples que se instala na barra de menus e serve apenas para definir atalhos de teclado. Os atalhos do Apptivate podem lançar ou esconder aplicativos, executar scripts ou workflows do Automator, e exibir rapidamente arquivos ou pastas que você usa com frequência. E o mais interessante: ele permite definir sequências de atalhos, permitindo determinar que um certo app ou pasta só deve ser exibido após o pressionamento de 2 combinações de teclas em sequência, por exemplo.

Outro nome que não pode ficar de fora é o Moom, cujo nome vem de move + zoom e que tem como especialidade mover e redimensionar janelas de forma controlada, facilitando ter mais de uma aplicação visível de cada vez, seguindo a regra básica da boa convivência: cada uma no seu quadrado. Dá para definir posições personalizadas no grid e, além dos comandos pelo teclado, dá para configurar gestos no trackpad e, se você deixar o ponteiro do mouse pairar sobre o botão verde no topo de cada janela, um menu especial com opções de organização das janelas aparece.

O Cheatsheet pode ser o melhor amigo de quem está migrando para um teclado-way-of-life. O que esse app gratuito faz é, sempre que você deixa a tecla ⌘ pressionada um pouco mais de tempo que o normal, exibir todos os atalhos de teclado do aplicativo que estiver ativo, como no exemplo acima.

Fechando a lista temos o Shortcat, que é como um Alfred (ou um Spotlight) para os botões, ícones, abas e outros elementos clicáveis da interface do OS X: você usa atalhos de teclado para acioná-lo e digitar um trecho do título do elemento no qual deseja "clicar", ou usar.

Como complemento, não podemos esquecer dos workflows do Alfred e do Automator, que permitem definir ações complexas e associar hot keys a elas. Dê uma olhada também no artigo The 12 Best Apps for Keyboard Lovers, que me deu a ideia de escrever o texto que você está lendo – mas eu não compartilho de todas as escolhas de apps indicadas pelo autor de lá!

E você, qual seu app preferido para substituir pelo teclado operações típicas do mouse?

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: