O que eu mais gostei no iOS 7: agora apps do iPad podem usar atalhos de teclado, estilo Command+P

Ontem o iPad deu mais um passo rumo a absorver as aplicações de produtividade dos Macs: com o lançamento do iOS 7, quem o usa com teclado externo poderá finalmente passar a fazer uso de atalhos de teclado, tipo ⌘+C.

Não é desmerecer o iOS 7: ele tem dezenas de outras características interessantes, eu apreciei diversas delas, e até cansei um pouco de ler descrições delas em todo site que abri nas últimas 24h.

Mas de tudo o que vi, o que vai mudar mais profundamente o meu nível de uso de dispositivos iOS é o suporte mais completo a um teclado externo.

Se a Apple quer que o iOS canibalize essa porção adicional das utilidades dos Macs eu não sei1, mas está claro que ao menos ela deixou de fazer parte do esforço que fazia para evitar isso.

Os atalhos de teclado ajudam a resolver o primeiro dos meus 3 grandes problemas com o uso do iPad como substituto para os fluxos de trabalho que faço no Mac:

  1. a dificuldade em conciliar a entrada de texto com os comandos via touchscreen;
  2. as barreiras para a troca de dados (e compartilhamento de operações) entre aplicativos diferentes;
  3. as restrições à multitarefa, especialmente quanto a poder ver a saída de mais de um app simultaneamente.

Explico o item 1, que é o que está um passo mais perto de ser resolvido: se optamos por usar o teclado virtual na tela, abrimos mão de um pedação da tela em que poderíamos ter conteúdo visível, e da familiaridade e feedback tátil que os teclados físicos oferecem. Mas se optamos por um teclado Bluetooth externo (eu levo na mochila um teclado sem fio da Apple e uma Origami Workstation), há|havia restrições artificiais, incluindo a impossibilidade de os apps definirem atalhos comuns por meio de combinação de teclas, que evitariam que quem usa teclado externo precise deslocar tão frequentemente a mão até a tela2 para tocar em algum botão ou menu.

O iOS 7 começou a resolver isso, e ontem mesmo já começaram a sair atualizações de aplicativos permitindo a quem usa teclado externo realizar por meio de combinações de teclas operações que até o dia anterior exigiam pressionar um botão na tela.

O primeiro exemplo de app tirando proveito da novidade a chegar ao meu conhecimento foi o organizador OmniOutliner 2 (acima). Na lista de novidades da versão lançada ontem, a interação (opcional) pelo teclado físico ganhou destaque, e a descrição informa: "Navegar no seu documento, reorganizar as linhas, e adicionar novos conteúdos, tudo isso sem tocar na tela. Se você usar OmniOutliner para o Mac, você já estará familiarizado com todos esses atalhos."

Eu fiquei sabendo dessa disponibilidade na semana passada, por meio de um twit do Felipe Kellerman, desenvolvedor iOS, que notou a presença do recurso nas novas APIs do iOS que estavam em teste. Felizmente vários outros desenvolvedores também notaram, divulgaram, e aproveitaram o recurso desde o primeiro dia.

São itens básicos, mas antes eram inatingíveis e desde ontem estão presentes.

Para mim, a possibilidade de interagir com os aplicativos usando o teclado externo3 significa um passo a mais para poder usar o iPad que já tenho nas mãos hoje em tarefas que hoje realizo em um notebook por pura questão de conforto operacional.

Não sei como isso se encaixa nos futuros planos da Apple, mas acredito que seja mais significativo do que a mera importância da disponibilidade de atalhos permite imaginar. Isso ainda veremos. Mas os atalhos eu vou usar desde hoje ツ

 
  1.  Quem sabe o plano não é exatamente trazer para algum futuro dispositivo híbrido rodando iOS o futuro das aplicações para usuários finais?

  2.  Como agravante, geralmente a tela está mais distante e menos comodamente posicionada do que o mouse ou o trackpad estariam.

  3.  Uma observação importante: eu uso o teclado virtual e até gosto dele. Isso não significa dizer que eu trocaria o teclado físico por ele hoje em todas as aplicações.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: