Banco de dados no Mac e iPad: FileMaker Pro 13

Nova versão de aplicativo para bancos de dados profissionais no Mac, iPad e iPhone chega com suporte a aplicativos na web, gerenciamento on-line e captura de código de barras via iPhone.

O FileMaker Pro – que já mencionamos por aqui anteriormente em “Access no Mac? Gerencie seus bancos de dados com o FileMaker Pro” – é um sistema profissional para gerenciar bancos de dados e seus complementos fundamentais: formulários, consultas, relatórios, gráficos, etc. – com ou sem programação.

Desenvolvido pela FileMaker Inc., que é uma subsidiária da Apple, ele é uma solução voltada a aplicações de negócios no Mac, iPad, iPhone, Windows e – a partir da versão 13, lançada hoje – na web.

O conjunto de 16 templates que já acompanham a ferramenta dá ideia da sua aplicabilidade, e inclui modelos prontos para você personalizar, em áreas como:

  • Cadastro de pessoal
  • Catálogo de produtos
  • Gerenciamento de eventos
  • Alocação de recursos (ambientes, equipamentos, etc.)
  • Orçamentos de produtos e serviços
  • Estoque
  • Patrimônio
  • e mais.

Os relatos de implantação brasileiros incluem várias outras soluções, tais como gestão de prontuário de clínica, e cardápio digital de restaurante.

Entre as mais de 50 novidades da versão 13, o destaque é o FileMaker WebDirect, que aproveita as vantagens do HTML 5 para permitir criar e rodar soluções estilo desktop no navegador web, mesmo sem conhecimento de programação. O mesmo HTML 5 é usado para disponibilizar um novo console administrativo no FileMaker Server 13 para gerenciar a partir de qualquer lugar as soluções de negócios.

Para quem quer usar o iPad e o iPhone como instrumentos de negócios, as novidades incluem o suporte a uma série de elementos de interface adicionais como controles deslizantes e popovers – além da capacidade de examinar registros usando gestos. Os layouts para iPad e iPhone podem ser criados de uma só vez, e as soluções para iOS podem incluir até captura de códigos de barras com um único clique, usando a câmera do aparelho e teclados sob medida para acelerar a entrada de dados.

Ao permitir distribuir o acesso a múltiplos dispositivos, a preocupação com a segurança dos dados aumenta, e a resposta do FileMaker 13 é a adoção da criptografia AES com chaves de 256 bits, aplicada aos dados tanto no servidor quanto nos dispositivos, quando ativada pelo FileMaker Pro 13 Advanced.

Seguindo a tendência do mercado corporativo, a linha FileMaker Pro agora oferece preços por assinatura mensal, além das licenças tradicionais, que continuam disponíveis como opção para quem prefere. Você pode adquirir diretamente na FileMaker ou em revendas autorizadas no Brasil.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: