Apps iPad: Instapaper permite ler (depois!) no iPad os textos que você escolher no computador

Em qualquer lista de apps iPad indispensáveis, os aplicativos para leitura recebem destaque. E com razão, afinal o iPad (como os tablets em geral) é um excelente instrumento para ler ebooks, a web, as recomendações recebidas via Twitter e Facebook, e muito mais.

Cada uma dessas modalidades de leitura tem sua app mais apropriada, mas existe uma modalidade menos óbvia (mas especialmente útil) que pode passar despercebida por quem ainda não apresentada a ela: a leitura dos artigos da web nos quais você tropeça todos os dias, tem interesse, mas não tem tempo para ler na hora.

O Instapaper é uma solução interessantíssima para esta demanda, porque atua exatamente onde ela surge: no computador em que você navega na web diariamente. Ele permite criar um botão “Ler Depois” (ou um bookmark equivalente) no seu navegador preferido do computador ou notebook e aí, sempre que você pressionar este botão (ou o bookmark), o texto da página que estiver aberta será enviado ao Instapaper, justamente para que você possa... ler depois.

Após criar uma conta gratuita no site do serviço e seguir as instruções (do link “Extras”) para ativar o botão ou bookmark no seu navegador,  você já poderá contar com a conveniência de ler no próprio navegador (no mesmo ou em outro computador), no momento que for mais conveniente e via site do Instapaper, os artigos que você for selecionando.

Você notará que ele não mostra o texto no mesmo formato em que constava no site original, mas sim em um formato específico, de maior legibilidade, com colunas estreitas, contraste confortável e sem decorações, barras laterais e outros componentes – mas, se esta reformatação não agradar, ou não mostrar tudo o que você queria ver, o link para o original continuará presente.

Entra em cena o iPad

Mas ler no próprio navegador, em um momento mais conveniente, os artigos que você selecionou está longe de esgotar a funcionalidade do Instapaper – pelo contrário, é quando você o instala no iPad (ou mesmo no iPhone) que ele ganha pontos extras de conveniência.

E a razão é simples: a cada vez que você abre a app do Instapaper no seu tablet, além de permitir a leitura de qualquer artigo que você tenha selecionado previamente no seu navegador, ele começa a transferir (discretamente, sem atrapalhar sua leitura) para a memória do dispositivo todo o conteúdo textual dos demais artigos que você selecionou.

Com esse processo de sincronização para a memória, você passa a contar com o conjunto dos seus textos selecionados para ler até mesmo quando o tablet está sem conectividade – na sala de espera, no avião, ou onde for. E tem também um Dark Mode, que inverte o contraste (fica com fundo preto e letras brancas), para ler no escuro sem iluminar o ambiente inteiro e cansando menos os olhos!

Para completar, uma longa série (mais de 140) de outras apps para iPad e iPhone, como Flipboard, Reeder, Tweetbot e muitas outras, têm suporte interno ao Instapaper, permitindo usar nelas a mesma funcionalidade de marcar algum conteúdo para Ler Depois, e eventualmente levar algum conteúdo do Instapaper a elas – por exemplo, twittando um trecho de algum artigo que você esteja lendo.

Por tudo isso, o sóbrio Instapaper é a minha alternativa preferida para guardar artigos on-line para leitura posterior. Eu uso no iPad e no iPhone, e considero justificadíssima sua inclusão entre as melhores apps para iPad.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: