Como criar atalhos de teclado para as opções de menu no Mac

O leitor Fernando Machado perguntou por e-mail:

Uma opção de menu que uso todos os dias em um aplicativo não tem tecla de atalho, e o aplicativo em questão não oferece uma configuração de seus atalhos. Existe alguma maneira de redefinir os atalhos do sistema?

Os aplicativos do Mac geralmente são bem servidos de opções de interação, mas às vezes acontece uma circunstância quase trágica para quem é produtivo usando o teclado: a ausência de um atalho default para acesso a alguma opção de menu que se usa com frequência.

Comigo isso acontece em várias situações, mas uma das mais ilustrativas é no aplicativo Pré-Visualização (Preview), responsável por exibir os arquivos de imagens e capaz de realizar diversas operações básicas de edição neles.

A imagem acima mostra a configuração original do menu de ferramentas do Pré-Visualização. Como talvez você já tenha adivinhado, a opção que eu mais uso nele é a Ajustar Tamanho... – exatamente uma das 3 únicas que não têm uma tecla de atalho definida (você pode ver os atalhos das demais à direita de cada opção).

Felizmente não é nada difícil corrigir essa situação calamitosa, pois o Mac OS X permite criar atalhos personalizados para cada opção de menu que desejarmos.

 

Criando um atalho no Mac OS X, passo a passo

O procedimento é bem simples, mas vou apresentá-lo de forma detalhada para poder atender tanto aos recém-chegados quanto aos experientes.

1 - Acessar as Preferências do Sistema, clicando na maçã  à esquerda no menu superior e selecionando Preferências do Sistema no Menu.

 

 2 - Na tela acima, selecionar Teclado.

 

 3 - Você chegará ao painel de preferências específico do Teclado, exibido na tela acima, e onde é possível visualizar, entre outras coisas, todos os atalhos de teclado definidos no seu Mac OS X.

4 - Para acrescentar um novo atalho, clique no botão + que fica abaixo da lista de atalhos existentes.

 

 5 - Vai aparecer o diálogo acima, no qual você deve escolher qual o aplicativo (no nosso exemplo, é o Preview ou Pré-Visualização), qual o texto exato (considerando maiúsculas, espaços, pontos, etc.) da opção de menu que corresponderá ao nosso atalho  (no exemplo, Ajustar Tamanho...), e pressionar o atalho correspondente (no exemplo acima, pressionei Shift + Command + T ou ⇧⌘T – aí é só clicar em Adicionar, e pronto!

 

Conferindo o novo atalho

Para ver se o novo atalho foi criado corretamente, você pode abrir novamente o aplicativo em questão e acessar o menu ao qual ele se referia – a interface do Mac é consistente, e deverá mostrar, à direita da opção, o novo atalho que corresponde a ela.

Como podemos ver na tela acima, o ⇧⌘T agora aparece ao lado da opção Ajustar Tamanho..., como desejávamos.

Claro que o teste definitivo é fazer uso do recurso, portanto pressionamos Shift + Command + T no teclado simultaneamente e...

 Eis a funcionalidade desejada, agora muito mais próxima e acessível.

A mesma regra vale para os demais comandos dos menus dos seus aplicativos disponíveis, com raras exceções. Escolha atalhos fáceis de lembrar, cuidado para não causar confusão, e bom proveito!

 

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: