Typist: Aprenda a digitar sem olhar, no seu Mac

Um app gratuito com ênfase em exercícios e que vale por um curso expresso de datilografia ツ

A geração dos meus pais passava por uma realidade que por poucos anos eu não cheguei a pegar: a quase obrigatoriedade de fazer um curso de datilografia, numa época em que para trabalhar em escritório um de seus principais requisitos era medido em termos de palavras por minuto.

A chegada dos computadores, com seus recursos dinâmicos de formatação e com a poderosíssima tecla Delete, livrou-nos da necessidade de aprender como formatar documentos e teclar rapidamente em um sistema que não facilitava em nada a correção de erros, mas ao mesmo tempo retirou o principal incentivo a aprender um talento valioso: digitar rapidamente com os 10 dedos, sem olhar para o teclado.

É possível que esta habilidade se torne obsoleta para boa parte dos usos atuais em pouco tempo, graças aos avanços de tecnologias como o reconhecimento de voz. Enquanto isso não acontece, mesmo sem a exigência do mercado, é possível que você também veja vantagem em poder digitar mais rapidamente, com menos erros e mantendo os olhos no documento ou na referência, e não no teclado.

Se for o seu caso (é o meu, mas ainda estou aprendendo), apresento o app gratuito Typist, um tutor de datilografia para Mac.

Ele tem o inconveniente de ser em inglês, o que faz com que suas lições e frases de exemplo não sejam no nosso idioma, e nega a oportunidade de praticar o uso da acentuação usando os recursos do próprio app. Por outro lado, tem a vantagem de ser baseado no modelo de teclado adotado nos MacBooks, em que o dedo mínimo da mão direita repousa sobre a tecla ; (e não sobre a tecla ç, como seria em um teclado ABNT).

Desenvolvido por um japonês, o Typist é um professor exigente: desde a primeira lição ele mede o desempenho, e em todas as práticas (desde a mais simples de todas, que consiste em digitar ffff ffff fff fff ff f f f) é necessário acertar integralmente, sem usar a tecla Delete, para poder ter acesso à próxima.

O primeiro curso (o app traz vários) é um bloco de 15 lições, e eu completei a primeira delas (que usa exclusivamente a fileira central do teclado) em cerca de 5 minutos. É interessante perceber que já na segunda repetição (opcional) o meu número de erros caiu bastante, e o desempenho aumentou. Certamente farei as demais lições com a mesma atenção, e espero logo alcançar e ultrapassar a velocidade com que hoje digito desorganizadamente, com 6 dedos.

E se você nunca chegou a refletir a respeito, é provável que já na primeira lição "caia a ficha" da razão de as teclas F e J terem um pequeno ressalto em sua superfície no seu teclado.

Recomendo! Typist, gratuito na Mac App Store.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: