Melhores jogos para iPad: top 10, com vídeos

Os melhores jogos para o iPad permitem ocupar alguns minutinhos enquanto você encara uma chamada em espera, mas também conseguem acabar gastando todo o seu tempo disponível, sempre com aquela desculpa de "só vou ver a próxima fase, e depois vou trabalhar! ;-)

Trata-se de um império dos jogos casuais, mas há algumas exceções, com jogos complexos e imersivos, fazendo uso criativo das tecnologias disponíveis no iPad, como sensores de movimento e sensibilidade ao toque.

Com a recente declaração do CEO da EA Games (responsável por boa parte dos grandes sucessos no mercado de jogos nos últimos anos) de que o iPad é a plataforma de jogos com maior crescimento, e que os consoles tradicionais agora respondem por apenas 40% do mercado, fica claro que os jogos no iPad são uma realidade impactante para a indústria.

Já para os usuários brasileiros, obter jogos às vezes é um problema: graças ao impasse entre a Apple e o governo brasileiro que vem impedindo a disponibilização regular de jogos na App Store local, muitos dos títulos de maior sucesso só estão acessíveis a quem se deu ao trabalho extra de criar uma conta na App Store dos EUA, ou soluções similarmente alternativas - enquanto isso, tantos usuários ficam sem saber como comprar jogos no Brasil...

Falar de jogos é mais complicado que o meu tema usual, que são os aplicativos, porque a apreciação dos jogos é muito mais subjetiva: entram em questão não apenas a implementação e o desempenho, mas também o gosto pessoal que permite ou não o entretenimento.

Mesmo assim me arrisquei a criar um top 10, com base nos integrantes da lista mantida pela revista Tap e na lista da Cnet, mas naturalmente deixando a minha própria preferência pessoal interferir ;-)

Complementei a minha própria lista com indicações enviadas pelos leitores via @brmacblog, a meu convite. Obrigado a todos que responderam, suas respostas constam logo abaixo do top 10 e, quando coincidem com minha própria lista, fiz a referência junto a ela também.
 

Top 10: melhores jogos para iPad

A lista a seguir não está em nenhuma ordem particular, mas indica vários jogos (entre clássicos e recentes) que você não pode deixar de considerar para incluir em sua coleção (e vários têm versão para o iPhone também).

World of Goo HD: um quebra-cabeças em que você precisa criar estruturas que se equilibrem ao redor dos obstáculos, e onde a física é o seu principal adversário. Fácil de entender e desafiante a cada fase!
 

Orbital HD: Em oposição aos jogos com controles complicados, este você comanda usando só o polegar. E o mais legal: duas pessoas podem jogar ao mesmo tempo em um iPad, cada uma em uma extremidade do tabuleiro. Claro que você também pode jogar sozinho, e o desafio não fica menor: quantos globos você conseguirá destruir com seu canhão?

Flight Control HD: este jogo, ganhador do Apple Design Award, tem uma proposta que quem estudou alguma cadeira de logística logo vai entender: você tem um número limitado de pistas de pouso, e uma quantidade cada vez maior de aviões que precisam pousar. O controle de tráfego é feito "riscando" na tela a rota que cada avião deve seguir, e ele a seguirá na velocidade dele. O jogo continua enquanto não houver nenhuma colisão, o que é um desafio cada vez maior! E dá de jogar em 2 pessoas no mesmo iPad, cada um em metade da tela (também indicado pela @pinkywainer).
 

GTA: Chinatown Wars HD: os fãs da série Grand Theft Auto não precisam de maiores explicações sobre este jogo que coloca você no controle de Huang Lee numa disparada de crimes e contravenções, controlando veículos, interagindo com personagens, passeando pelos cenários para resolver as mais variadas situações que o permitirão entregar a seu tio Kenny a espada de seu pai assassinado, transmitindo a ele o controle das gangues chinesas de Liberty City.
 

Angry Birds Rio HD: é pouco provável que você não tenha ouvido falar na série Angry Birds, com sua proposta divertida baseada em pássaros raivosos que arremessam uns aos outros para abalar estruturas (que vão ficando mais complexas e desafiadoras ao longo do jogo) para libertar seus amigos. Nesta versão, os pássaros se unem aos personagens do filme Rio em suas aventuras. Veja também: Angry Birds HD Free
 

Death Rally: correr e atirar, em pistas curtas vistas de cima, com carros e armas cada vez mais avançados, com gráficos de qualidade mas uma jogabilidade fácil que lembra a era 8 bits: pra que mais? Este jogo para mim é o campeão em termos de capacidade de me manter entretido, e não posso deixar de recomendá-lo (e também foi indicado pelo leitor @hdoria). Veja também: Reckless Racing HD.
 

Plants vs. Zombies HD: sucesso há anos em várias plataformas, e muito bem adaptado ao iPad, este jogo tem uma ideia central bastante simples: deter uma invasão de zumbis usando um suprimento limitado de uma série de plantas, cada uma com propriedades defensivas específicas (artilharia, etc.). Os zumbis também têm habilidades específicas: alguns saltam com vara, outros têm blindagem, etc. (também indicado pelos leitores @hdoria e @lealdo_neto)
 

Real Racing 2 HD: Este é "o" jogo de corrida para o iPad, e se destaca pela forma incomum de controle: você segura o iPad como se fosse um volante, e dirige os 30 carros em alta velocidade por 15 localidades diferentes. Opcionalmente dá para ligar o iPad a uma TV de alta definição, e ver nela a imagem do jogo em 1080p, enquanto na tela do iPad mostra informações auxiliares.
 

Pinball HD: simula 3 mesas de fliperama, uma delas (a Wild West) mais próxima dos modelos simples da minha adolescência, e as outras 2 mais complexas, multiníveis e com flippers extras. São vários modos de visualização, sonorização apurada e uma implementação bastante realista da mesa e da movimentação da bolinha. Veja também: War Pinball HD
 

FIFA 11. FIFA 11, da Electronic Arts, para iPad. Se você gosta de jogos de futebol, não preciso explicar mais nada - você mesmo vai querer se informar. E se você não gosta, também não preciso explicar mais nada, porque você não vai querer saber ;-)
 

As indicações dos leitores

No final da manhã de sexta-feira convidei os leitores a, em um prazo de 10 minutos, contribuírem com sugestões para este post.

O resultado a seguir demonstra o império dos jogos casuais (com exceções, é claro) e traz alguns jogos dos quais talvez você ainda não tenha ouvido falar mas parecem muito interessantes, muitos dos quais entrarão na minha coleção ;-)

Obrigado a todos pelas respostas, e vamos a elas:

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: