Mapas mentais (mais bonitos) no iPad com o iThoughtsHD

Mapas mentais são um excelente instrumento para representar o encadeamento e a estruturação de ideias - as interconexões entre os tópicos da reunião, as subdivisões do assunto da aula, as relações de causa e efeito a abordar em um artigo, etc.

Eu faço mapas mentais no Mac usando o MindNode mencionado no post Produtividade: 5 apps essenciais para o seu Mac, e minha escolha natural se eu fosse procurar funcionalidade semelhante no iPad seria o MindNode Touch. Mas hoje isso mudou graças à contribuição de um leitor.

O Cássio Eskelsen (@sricanesh) enviou ao BR-Mac a recomendação dele via Twitter:

Curti essa app para mind mapping: iThoughtsHD. Recomendo! Testei a integração via Dropbox com o FreeMind (desktop) e funciona também :D

Ainda não instalei para comparar, mas as 2 screenshots abaixo já permitem uma conclusão: o visual dos mapas gerados é superior ao que eu venho obtendo na concorrência ;-)

A descrição do pacote também tem uma informação que me agradou, e que o Cássio destacou: a possibilidade de importar e exportar mapas de diversos outros aplicativos, e a facilidade de sincronizar com o Dropbox.

Outros recursos, como a possibilidade de fazer hiperlinks entre mapas, a facilidade de inserir imagens nos nós, ou mesmo o recurso de exportar o mapa como uma imagem no rolo da câmera do iOS, vão ser melhor avaliados com um teste prático, que certamente farei na próxima oportunidade em que precisar construir um mapa mental.

Por enquanto, fica a recomendação do Cássio (que já usou e gostou), a minha impressão positiva, e o convite para que outros leitores que já testaram se manifestem nos comentários ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: