App Mailplane transforma o Gmail em um app nativo no Mac – eu uso e recomendo

O Mailplane permite abrir várias contas do Gmail simultaneamente em abas, remove elementos de interface indesejados (tchau, chat e G+), e se integra ao OS X como um app nativo, com seus atalhos de teclado, ações automatizáveis, notificações e mais.

E não é só isso: ele se integra a outros apps (como o Things e o Evernote), trata os anexos (especialmente imagens e documentos) do "jeito Mac", e tem até suporte a Applescript.

O Gmail acessado via navegador já tem quase 10 anos. Ele se popularizou quando era bem mais simples, carregava rapidamente, tinha menos elementos visuais disputando sua atenção1, e oferecia um volume de armazenamento de mensagens sem rival entre os serviços gratuitos.

Hoje o quadro não é mais assim: o Gmail é um aplicativo web bem mais pesado, a interface é mais poluída, e recursos que favoreciam seu uso por usuários avançados, como a possibilidade de ter mais de uma conta de e-mail aberta no mesmo navegador, agora exigem ginástica. Até a política de privacidade2 dos primeiros anos mudou.

Durante um bom tempo o app Sparrow foi a alternativa preferida de muitos interessados em usar o Gmail mas não se submeter à sua interface web. Aí o Google comprou o Sparrow e cessou seu desenvolvimento, deixando seus usuários órfãos de atualizações.

Em busca de uma alternativa viável, conheci o Mailplane, que já está em sua versão 3 e aplica, com muita competência, uma casca de OS X em volta da interface web do Gmail.

O Mailplane é como se fosse uma versão do Fluid especializada no Gmail. Além de criar um ambiente web específico para cada conta e de remover elementos desnecessários e indesejados (alguns opcionalmente) da tela, ele:

  • permite ter mais de uma conta de e-mail aberta (uma em cada aba, sem ginástica),
  • pode ser configurado como app default de e-mail
  • permite exibir notificações de nova mensagem por meio da Central de Notificações do OS X
  • permite visualizar anexos com o QuickLook
  • ao arrastar um arquivo para a janela do Mailplane, ele abre uma janela de edição de nova mensagem, com esse arquivo anexado

  • usa atalhos de teclado comuns do Mac
  • define um serviço "Mail PDF with Mailplane" nos diálogos de impressão do OS X
  • oferece serviços como reduzir imagens ou compactar pastas na hora de inserir anexos
  • tem integração com apps como Safari, iPhoto, Contacts, Evernote, Things, OmniFocus, Alfred e iWork.
  • exibe contagem de mensagens não lidas (opcionalmente) na barra de menus, com direito a "do not disturb"
  • tem suporte a Applescript
  • permite abrir abas também para o Google Calendar de cada conta
  • permite definir seu próprio estilo CSS para cada conta

Pra completar, o danado é rápido!

Eu adotei, estou usando com sucesso, e recomendo a usuários do Gmail: Mailplane (15 dias grátis, depois várias opções de licenciamento comercial pagáveis via cartão ou PayPal).

 
  1.  Anúncios, a barra do Google+, o Chat e outros itens foram sendo incorporados ao longo dos anos.

  2.  Se você nunca a leu, recomendo: é importante saber de quanta privacidade você e quem se corresponde com você abrem mão ao usar cada servidor de e-mail.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: