Controle de horas trabalhadas por projeto ou cliente

O leitor Márcio L. enviou por e-mail a sua questão:

Tenho 2 atividades paralelas (sou profissional liberal e ao mesmo tempo freelancer) e em ambas é importante controlar quanto tempo é dedicado a cada projeto ou cliente - tanto para justificar a cobrança, quanto para perceber mais facilmente quando algum deles está recebendo mais atenção do que devia. Eu controlo isso com uma planilha, mas nem sempre estou perto do computador quando estou trabalhando. Existe alguma solução que eu possa levar comigo no iPad, ou mesmo no iPhone?

Existe sim, Márcio, e diria até que existem várias. A que eu te recomendo para um teste inicial (e acredito que você vá gostar) é a família de apps HoursTracker:

Além das diferenças de interface entre as versões para iPhone e para iPad, é preciso considerar as diferenças entre as versões "Lite" (grátis e que exibem anúncios na tela ao longo do seu uso) e as versões pagas. Eu uso a versão Lite para iPad, acho os anúncios dela suficientemente discretos, e não sinto falta das opções de gerenciamento financeiro adicional e de exportação avançada que viriam inclusas na versão paga.

O funcionamento tem aquele jeitão de relógio-ponto inteligente que você espera: dá de cadastrar inúmeros projetos ou clientes, e tem um botão para marcar o início e o final do seu tempo de dedicação a cada um deles. Dá também para agendar horários de início ou de final automáticas para os períodos, e de registrar horários posteriormente, caso você não esteja com o iPhone ou iPad à mão na hora certa. E dá para inserir comentários caso você queira registrar o que fez em cada horário.

Além de depois consultar as listagens de horários no próprio aplicativo (em horas ou dinheiro, por dia, semana, mês ou projeto), você pode exportar os dados por e-mail, tanto em um formato fácil de ler na própria mensagem, quanto em um anexo no formato CSV que é fácil de abrir em planilhas.

Ele tem alguns recursos adicionais que eu não uso, mas talvez lhe interessem - sincronização via Internet (para você poder usar indistintamente o iPhone ou o iPad para gerenciar seus dados), controle de horas extraordinárias, seu próprio esquema de backup e mais - alguns são gratuitos, outros são pagos.

Em suma, é uma boa opção para tratar genericamente da questão do registro, acompanhamento e controle do tempo dedicado a cada projeto ou cliente. Recomendo!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: