App oficial do Gmail para iPad e iPhone chegou tropeçando
No meio do feriado brasileiro e pouco tempo após uma mudança de layout que vem provocando polêmica entre seus usuários, o Google anunciou a disponibilidade nativa da app do Gmail para iPad e iPhone.
Não que fosse impossível acessar o Gmail no iOS até então: pelo contrário, as contas deste popular serviço podiam ser facilmente acessadas em modo web pelo navegador Safari, e também têm suporte no cliente de e-mail oficial da plataforma.
Mas a chegada da app oficial, que já era rumor há um bom tempo, traz (ou promete, dependendo do caso) uma série de recursos, incluindo:
- Suporte à caixa de entrada prioritária ("Priority Inbox"), um filtro automático que tenta (e geralmente consegue) reunir as mensagens mais importantes.
- Suporte a estrelas, tags/rótulos, threads e outros elementos de organização do Gmail
- Buscar no conteúdo de toda a caixa de entrada
- Autocompletar endereços de e-mail
- Anexar fotos do seu iPad ou iPhone com um click
- Navegação em 3 painéis simultâneos, mostrando as pastas/tags, a lista de mensagens e a mensagem que estiver aberta (só no iPad)
- Notificações
Sobre este último item, um desapontamento: a versão da app que foi disponibilizada inicialmente nesta tarde de feriado vem com um bug que exibe uma mensagem de erro "no valid 'aps-environment' entitlement string found for application” e aparentemente impede o funcionamento das notificações.
Mas disponibilizar inicialmente aos usuários versões não inteiramente acabadas dos seus softwares é praticamente uma característica do Google, e tenho certeza de que em breve alguma atualização irá corrigir o bug, bem como alguns probleminhas de desempenho nos quais tropecei ao fazer os testes iniciais.
Mas já gostei o suficiente para colocar em uso no meu iPad e iPhone, e sugiro que você fique atento à próxima atualização e instale também! Se você for usuário do Gmail, é claro ツ
A app oficial do Gmail é grátis na App Store
Comentar
Comentários arquivados