Kindle Fire

Kindle Fire é o tablet de 7 polegadas da Amazon que serve como um grande portal para acesso aos conteúdos distribuídos pela gigante do varejo on-line - além de outras atividades típicas de tablets, como navegar na Internet ou dar aquela olhada nos e-mails e feeds.

Com sua tela colorida de 7 polegadas, várias das suas características - incluindo especialmente o preço do Kindle Fire, que é de apenas US$ 199 no lançamento - fazem com que ele seja visto pelos analistas como possivelmente o primeiro grande rival do iPad quanto a vendas de tablets.

E as especificações do Kindle Fire são mesmo interessantes: ele tem um processador dual-core rodando a 1GHz, tela de 7 polegadas (1024x600), 512MB de RAM, 8GB de armazenamento, sistema Android 2.3 modificado profundamente pela Amazon, conectividade WiFi e bateria que dura 8h para uso com leitura, e 7h30 para assistir filmes.

Você deve ter notado que não são especificações similares ao iPad, mas este será o momento de testar mais uma vez a tese de que os usuários não escolhem os tablets com base nas velhas fórmulas baseadas em megahertz e gigabytes, mas sim com base nas aplicações disponíveis e que lhe interessam.

O Kindle Fire certamente está fora do escopo deste site, mas a questão do efeito que ele terá sobre o mercado e a evolução do iPad (positivo, espero, porque concorrência é bom!) não está, e talvez volte a aparecer por aqui futuramente.

Neste sentido, um comparativo entre o Kindle Fire e o iPad, considerando as especificações técnicas, o hardware e principalmente os apps disponíveis certamente aparecerá por aqui, porque não tenho dúvida de que pode interessar a muitos de vocês.

No momento, como o início das vendas (nos EUA) está marcado para esta semana, deixo vocês com 2 análises bastante completas publicadas por 2 sites que receberam o equipamento antecipadamente, e cuja leitura eu considerei bastante informativa.

É leitura longa, mas bastante interessante: veja o review do Kindle Fire no Engadget, que me agradou pela amplitude e pelo nível de detalhamento, e o review no The Verge, que me agradou pela objetividade e pela postura crítica. [Atualização: veja também o review publicado pelo Andy Ihnatko, comentarista do MacBreak Weekly.]

Para uma síntese, destaco que o The Verge deu nota geral 7,5 para o aparelho, destacando entre os pontos positivos a presença do conteúdo da Amazon, a interface amigável e consistente e o preço baixo - e entre os negativos a presença de bugs, as limitações de acervo na appstore da Amazon e o hardware sem inspiração.

Pessoalmente, acredito que concorrência é bom, e que o Kindle Fire a 200 dólares trará para o mercado de tablets muitas pessoas que até o momento nem consideravam a hipótese de comprar os modelos das marcas conhecidas, a preços bem superiores.

Mas não apostaria que ele vai ser um "iPad killer", como vi (poucos) jornalistas mencionarem. Talvez outras marcas de tablets precisarão se reposionar, entretanto.

Mas futurologia não é o meu ramo. Em breve saberemos mais (inclusive para testar a expectativa manifestada por executivos da Apple), e por enquanto deixo vocês com os 2 links acima, que permitirão que vocês estejam bem informados quando a imprensa passar 1 ou 2 dias martelando o assunto, depois do feriado ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: