Graças aos desenvolvedores para iOS, Objective-C foi a linguagem com maior crescimento em 2011

Eu acompanho há anos o índice de popularidade de linguagens de programação publicado periodicamente pela TIOBE, que permite acompanhar e até mesmo prever, em alguma medida, movimentos como a ascensão da popularidade do Python, há poucos anos, ou a retomada do C ao topo da lista em 2010, após anos de dominância inconteste do Java (que no momento ocupa novamente o topo).

Interpretar os dados fica como possibilidade para cada um, mas os resultados expressos pela pesquisa costumam ser interessantes, e o relatório publicado há poucos dias, fazendo um balanço de 2012, tem uma informação que me chamou bastante a atenção, e merece a atenção dos desenvolvedores interessados nas plataformas móveis, em especial nas da Apple.

E é uma afirmação bem simples: a linguagem Objective-C foi a que mais cresceu em popularidade em 2011 (+3,91 pontos percentuais), após ter estado muito próxima disso nos 2 anos anteriores. O relatório atribui este resultado ao sucesso continuado do iPhone e iPad, cujo desenvolvimento de apps ocorre quase exclusivamente nesta linguagem e nas tecnologias associadas a ela.

O Objective-C, que há um ano estava na oitava posição com índice de 3,011%, agora está na quinta, com 6,919% - e se aproximando da quarta, ocupada pelo C++, que neste ano caiu 0,72 p.p.

Minha decisão de aprender a programar para iOS foi tomada antes de saber destes números - e, francamente, não seria influenciada por eles. Mas eles a reforçam, e espero que possam servir para que outros desenvolvedores possam avaliar mentalmente o cenário que visualizam com relação à popularidade e crescimento das linguagens e ambientes.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: