Como zerar uma senha perdida no Mac, e como se proteger contra zerarem a sua

Esquecer a senha no Mac pode ser um transtorno considerável, mas com um procedimento simples é possível trocar a senha perdida.

Veremos a seguir 3 soluções para resetar a senha perdida do seu Mac, que podem ser realizadas pelo próprio usuário. Como as credenciais de acesso ao sistema são elementos importantes da sua segurança e da disponibilidade do seu computador (e dos dados armazenados nele), prossiga com cautela e, caso não domine os procedimentos apresentados, procure antes o auxílio de um usuário apto a prestar suporte.

O caso mais simples é quando se tem acesso a outro usuário cadastrado no mesmo computador com acesso de administrador, pois aí basta fazer logon por ele e aí mudar a senha perdida pelas Preferências do Sistema.

Quando isso não é possível, e o sistema não usa criptografia de discos, o mais simples pode ser fazer a recuperação da senha por meio do Apple ID do usuário em questão.

Para trocar a senha perdida usando o Apple ID do seu proprietário, ligue o computador normalmente, certifique-se de que o Mac em questão está com acesso à Internet e aí, na janela de login, clique no ponto de interrogação que fica à direita dentro do campo Senha e, em seguida, clique na seta da caixa de diálogo que aparece. Digite o Apple ID associado à conta, digite a senha correspondente e clique em Redefinir Senha.

Como forçar a criação de uma nova senha

Talvez você não tenha acesso a outra conta de usuário administrador na mesma máquina, e nem lembre da senha do seu Apple ID. Nestes casos, também há solução possível.

Quando se trata de segurança de computadores, uma premissa tradicional (mas não absoluta, como veremos mais adiante) herdada do tempo dos CPDs com acesso restrito, mas ainda aplicada nos tempos atuais dos notebooks presentes em todos os lugares é que quem tem acesso físico irrestrito ao computador terá como acessar seu sistema e como danificá-lo.

Por isso é comum a boa parte dos sistemas operacionais atuais haver procedimentos de recuperação de senhas perdidas que exigem a comprovação do acesso físico, seja inserindo o disco original de instalação do OS X (para os Macs anteriores a 2010) ou pressionando algum comando no teclado local durante o boot (como ocorre com o OS X Lion ou o OS X Mountain Lion, nos Macs a partir de 2010).

Caso você tenha esquecido ou perdido a senha de login do seu Mac, portanto, eis o procedimento (que vale para os Macs mais recentes, já com a partição de recuperação do Lion ou Mountain Lion):

  1. Ligue o Mac e, ao ouvir o tom sonoro do início do boot, pressione ⌘+R (que ativa o boot pela Partição de Recuperação), mantendo pressionado até aparecer na tela o símbolo da maçã.
  2. Após o carregamento da Partição de Recuperação, selecione Utilitários | Terminal
  3. No terminal, pressione o comando resetpassword e pressione a tecla Return (ou Enter).

A janela de redefinição de senha será exibida, e nela – com ajuda de um usuário experiente que possa lhe prestar suporte – você pode escolher em qual disco está a conta de usuário cuja senha você deseja restaurar, e depois selecionar qual dos usuários dele deve ter a senha trocada, e qual a nova senha.

Depois é só clicar no botão Salvar, reiniciar o Mac e fazer logon com a nova senha cadastrada para o usuário. É possível que você encontre um erro de acesso ao chaveiro do sistema (onde ficam armazenadas as senhas salvas), pois ele pode exigir a mesma senha que você havia perdido e acabou de trocar. Aí é só optar entre continuar o logon mesmo assim, ou usar as opções de criar um novo chaveiro ou atualizar o chaveiro existente (mas para esta você vai precisar saber a senha anterior).

Como proteger os dados do seu Mac contra a recuperação de senhas

Já vimos acima que a segurança de computadores tradicionalmente considera que quem tem acesso físico irrestrito a um computador terá acesso também ao seu conteúdo, seja para usar ou para danificar.

A primeira medida, portanto, é controlar quem tem acesso físico ao seu Mac, naturalmente. Mas é possível que você deseje proteger o seu MacBook (ou outro Mac) contra o acesso indevido, caso considere que ele está em risco de ser roubado, por exemplo, ou de que pessoas não autorizadas possam operá-lo sem supervisão.

Para isso, há pelo menos 2 procedimentos que podem ajudar a proteger seus dados ou restringir o uso não autorizado do computador, mesmo no caso de uma pessoa saber como redefinir a sua senha de acesso:

  1. Definir uma senha do firmware, que será exigida de quem quiser usar a Partição de Recuperação (ou boot por qualquer disco externo ou pen drive) no futuro. Você pode defini-la por meio da própria Partição de Recuperação (pressionando ⌘+R no boot, como visto acima), usando a opção correspondente no menu Utilitários.
  2. Criptografar o conteúdo do seu disco.

Em ambos os casos, são geradas senhas e outras credenciais de acesso adicionais, e a perda delas pode ser mais difícil (talvez até inviável, no segundo caso) de superar por meio de recursos do sistema e de suporte, portanto cuidado para não fazer da sua própria precaução a razão da perda do seu acesso aos seus dados!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: