Como reinstalar o OS X em um Mac sem sistema?

No final de semana passado, 2 leitores entraram em contato com uma dúvida bastante similar, mas em contextos bem diferentes.

A leitora Juliana perguntou:

Comprei um Mac mas ele está com Windows 7. Não tem o OS X, como faço pra instalar o OS X novamente?

E logo em seguida o leitor Fabiano questionou:

Apaguei do iMac tudo por engano… (formatando o HD). Tenho o arquivo DMG do Lion. Como instalo, ou melhor, como arranco a instalação?

Ter um Mac sem OS X em mãos e colocá-lo novamente em condições normais de operação pode ser uma operação quase trivial (se ele tiver a partição oculta de recuperação ou você tiver providenciado um pen drive de instalação do Lion, por exemplo), ou pode ser bem trabalhoso - e até caro, dependendo da alternativa escolhida.

E não faltam alternativas, das quais a mais segura certamente é levar o equipamento a um posto de assistência técnica autorizado. Vou listar as que conheço, em ordem de (minha) preferência:

  1. Torcer para o Mac em questão ter uma partição oculta de recuperação, que já vem de fábrica nos modelos atuais e é criada automaticamente na instalação do OS X Lion, para quem tem modelos anteriores. Se ela estiver lá, basta seguir as instruções, que começam por pressionar ⌘+R durante o boot.
     

  2. Caso a partição não esteja disponível, visitar um amigo que tenha instalado o Lion em um Mac que veio com uma versão anterior do OS X, e usar no computador dele este procedimento que cria um pen drive de recuperação, com funcionamento idêntico ao da partição mencionada acima, mas a tecla que precisa ser pressionada durante o boot passa a ser Option.
     

  3. Caso você tenha uma imagem de disco InstallESD.dmg obtida durante o processo de atualização para o Lion, criar um pen drive de instalação a partir dela, e dar boot com ele no seu Mac, também com a tecla Option apertada.
     

  4. Se as opções acima que permitem instalar diretamente o Lion falharem, você ainda pode comprar um pen drive de instalação do Lion na Apple Store online brasileira, ou visitar a assistência técnica de sua preferência levando o equipamento.
  5. E se tudo o mais falhar, você pode ainda procurar um DVD (ou pen drive, se for um Air ou a versão mais recente do Mac mini) de instalação do Snow Leopard, e tentar instalá-lo normalmente (se o Mac for compatível com esta versão do sistema, como bem observou o Alexandre Torres), atualizá-lo via Internet até as versões correntes, e aí fazer o upgrade para o Lion pela Mac App Store normalmente.

Mas o melhor mesmo é ser precavido e dispor de um pen drive de instalação, ou torcer para que a partição oculta de recuperação esteja presente ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: