Apple libera ferramenta oficial de remoção do malware Flashback

Conforme antecipamos no início da semana, a Apple lançou sua prometida ferramenta para verificar a presença do malware Flashback (que teria se espalhado por cerca de 1% dos Macs, se aproveitando de uma vulnerabilidade do Java corrigida no OS X na semana passada).

Ela chega na forma da atualização "Java for OS X Lion 2012-003" e já está disponível via Atualização de Software (no menu Maçã, no canto superior esquerdo do seu Mac).

A descrição oficial da atualização tem os detalhes:

Esta atualização de segurança para Java remove as versões mais comuns do malware Flashback.

Esta atualização também configura o plug-in Java para web, desativando a execução automática de applets Java. Os usuários podem reativar a execução automática de applets Java usando o aplicativo Preferências Java. Se o plug-in Java para web detectar que nenhum applet foi executado por um longo período de tempo, os applets Java serão desativados novamente.

Este segundo parágrafo é interessante, porque explica que o suporte a applets Java agora passa a estar desativado por default nos Macs e, mesmo que você o ative (nas Preferências Java, em Aplicativos/Utilitários) no momento em que precisar dele, ele volta a se desativar caso fique por um longo tempo sem ser usado.

Para mim faz sentido, e recomendo o upgrade imediato, bem como uma visita às Preferências Java para se familiarizar desde já e não passar apuro no momento em que precisar ativar o suporte!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: