Keynote da Apple: o que vai ser anunciado neste WWDC

Desde o anúncio do iPhone 4S, em outubro, a Apple só lançou 2 novos produtos: o novo iPad e a nova versão da Apple TV, ambos em março. Data da mesma época do iPhone 4S também a última (e modestíssima) atualização de algum Mac: a pequena atualização dos MacBooks Pro, que se limitou a evoluir algumas especificações técnicas, sem acrescentar novos recursos.

A longa temporada sem novidades, aliada ao comentário que o CEO Tim Cook fez no final da apresentação do lançamento do novo iPad, de que muitas outras inovações estariam a caminho ainda neste ano, ampliou as expectativas para o que será anunciado no WWDC, que começa hoje à tarde.

Acompanharemos a partir das 14h, e comentaremos via Twitter, no @brmacblog, os anúncios e informações.

Mas enquanto o evento não começa, veja um apanhado geral dos rumores mais recentes, para saber o que esperar (mas lembre-se que estes eventos costumam surpreender, e que boa parte dos rumores podem estar errados!)

Uma observação importante: o fato de um rumor constar nesta lista não quer dizer que eu acredite nele, ou que você deveria! Pelo contrário: acredito que a maior parte deles (especialmente entre os que dizem respeito a hardware) não será convertida em realidade hoje.

Mas a lista do que já se aventou pode servir para formar um panorama de quais as áreas em que haverá novidades, excetuando eventuais surpresas e a certeza de que boa parte dos rumores costuma ser infundada.

iOS 6 para o iPad, iPhone e iPod Touch. Este é praticamente uma certeza, pois foi possível ver menção a ele em um banner sendo montado no centro de eventos na sexta-feira. Deve sair a versão para desenvolvedores, e os novos recursos serão apresentados, para chegarem ao mercado daqui a alguns meses. Dizem que a lista incluirá uma nova ferramenta de mapas, integração com o Facebook, e mais. Dizem também que a compatibilidade com o iPhone 3GS será preservada, mas a com o iPad 1, não. Será que vão atender meu pedido de um atalho oficial para ligar/desligar Wi-Fi e Bluetooth?

TV da Apple: seja o que for, dizem que será apresentado e esclarecido neste evento. Será um aparelho com tela própria? Ou sem? Uma API que permita apps na Apple TV? Um serviço on-line de acesso à programação de canais de TV? Tudo junto e misturado? Já mencionei antes as expectativas de John Gruber a respeito, e elas servem como um guia do que pode estar para ser anunciado. Veja meu post anterior sobre o assunto para saber o que penso sobre a tal "iTV".

Computadores com Retina Display: faz sentido esperar que haja algum computador das linhas profissionais da Apple (no mínimo) capaz de exibir na sua resolução nativa a tela completa do emulador de iPad para permitir o desenvolvimento de apps para a sua tela de alta definição. E talvez a ideia de telas Retina se espalhe para permitir aplicações nos próprios Macs, mesmo nos modelos voltados a usuários finais. No final da semana passada um app para Mac foi aprovado na Mac App Store mencionando gráficos Retina como uma de suas características, aumentando os rumores (embora os desenvolvedores do app tenham dito que não é bem assim). Um detalhe que circulou (ver imagem acima, via 9to5Mac) é que o MacBook de 15 polegadas com tela Retina teria resolução máxima de 2560x1600, ajustável – mas há controvérsias entre os rumores sobre se as telas Retina estariam presentes na linha MacBook Pro, ou em outra, ou em todas.

Novos modelos de quase todos os Macs existentes: Abundam rumores de renovação do MacBook Pro, MacBook Air, e dos modelos desktop: mini, iMac (mais fino, leve e sem drive de DVD, dizem) e Mac Pro (finalmente). Seria inédito anunciar atualizações de tantos modelos no mesmo evento. Sobre os MacBooks da linha Pro, além da já mencionada tela retina (que, dizem, não estará presente no modelo de 13 polegadas), dizem que eles serão mais finos, não terão mais porta Ethernet e FireWire, nem drive para discos ópticos. Fala-se também em portas USB 3 ao longo da linha, o que faria bastante sentido considerando que este recurso faz parte da especificação dos processadores da nova linha Ivy Bridge, da Intel, mas em tese pode ir contra o esforço da Apple de popularizar o padrão Thunderbolt.

Fim do MacBook Pro de 17 polegadas. Várias fontes mencionam que este modelo não mais seria renovado. Será?

Retorno da linha MacBook. O MacBook (que não era nem Air, nem Pro) era a opção mais barata da família e foi extinto no ano passado, com o fim do modelo branco com exterior em policarbonato. O rumor é de que o nome está voltando, e será aplicado a um modelo de 13 e um de 15 polegadas, que coexistirão com 2 modelos de Air e 2 modelos de Pro. Há quem diga que a linha Pro pode ser substituída (em 2013) por este retorno do MacBook, caso ele seja popular. Ainda segundo o mesmo rumor, o "novo MacBook" é que será fino como o Air (e terá tela melhor, e mais bateria), e o MacBook Pro continuará "grosso" e tendo os drives de DVD, além do HD mecânico. Tem até uma tabela comparativa entre os (imaginários) novos modelos de MacBook e de MacBook Pro, para quem quiser acreditar.

Novos recursos para o Mountain Lion. A nova versão do OS X foi anunciada em fevereiro e deve ser lançada em breve. Embora muitos de seus recursos já tenham sido demonstrados e constem até mesmo no site da Apple, é possível que haja cartas na manga, e uma conferência com desenvolvedores é um bom momento para revelá-las. Ou para lançar a versão GM. Ou ambas as coisas.

iPad mini. O mítico iPad pequeno (ou iPod Touch grande?) de 7 polegadas é um rumor que não morre, e há quem o espere para o WWDC. Creio que é bom esperarem sentados, mas quem sabe?

iPhone com novo formato de tela. Outro rumor persistente e que se recusa a morrer. Me parece cedo para anunciarem um novo iPhone, mas gostaria que esse rumor fosse logo desmentido, ou confirmado, para podermos falar de outras coisas mais interessantes!

Imprensa dizendo que foi uma decepção, e imprensa dizendo que foi uma maravilha. Ambos os fenômenos acontecerão, sendo que o primeiro será baseado, como de costume, fortemente em comparativos entre o que foi anunciado e os rumores alimentados previamente por fontes cujos nomes não foram revelados, ou por analistas de mercado sem acesso a informações quentes. O valor das ações da Apple flutuará e isso será visto como um sinal de alguma coisa por vários dias, até algum novo assunto surgir.

O que mais? Siri no iPad, mais idiomas no Siri, APIs permitindo que apps façam uso do Siri, iLife 2012, iTunes renovado, nova versão dos teclados e trackpads, nova versão da linha AirPort com mais recursos complementares ao iCloud (incluindo saída AirPlay de vídeo?), novos serviços no iCloud... o que mais?

Expectativas não faltam, quais você acrescentaria?

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: